416

Inteligência Artificial na Educação – O desafio turma ACD15T1-23/24

Apresentação

A integração da inteligência artificial (IA) na educação representa um marco significativo no panorama educativo atual. A dinâmica entre tecnologia e educação tem como objetivo tornar o processo de ensino-aprendizagem mais personalizado e adaptado às necessidades individuais de alunos e professores. Não se limitando apenas à automação de tarefas rotineiras, a IA na educação tem o potencial de revolucionar o ensino, tornando-o mais eficiente, possibilitando uma maior otimização dos processos e proporcionando uma experiência educativa mais dinâmica, alinhada com as competências do século XXI. Contudo, é essencial considerar os desafios éticos e sociais associados à implementação da inteligência artificial na educação. Questões relacionadas com a privacidade dos dados, a equidade no acesso às tecnologias e a necessidade de manter a componente humana no processo educativo são elementos que requerem uma reflexão cuidadosa. A integração bem-sucedida da IA na educação deve ser orientada por princípios que assegurem a equidade, transparência e responsabilidade, garantindo que a tecnologia seja um instrumento eficaz para o desenvolvimento eficiente (e inteligente) do processo de ensino-aprendizagem.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

• Sensibilizar para o potencial da IA na educação; • Compreender os fundamentos da IA; • Identificar aplicações práticas da IA no processo de Ensino-Aprendizagem; • Refletir sobre os desafios e oportunidades da IA na educação.

Conteúdos

Sessão 1: O Potencial da Inteligência Artificial na Educação (3 horas) • Introdução à Inteligência Artificial na Educação (30 minutos) • Aplicações Práticas: ChatGPT, Bard, IdeogramAI, MagicSchool,… (2 horas); • Reflexão sobre as práticas - implicações éticas e pedagógicas (30 minutos). Sessão 2: IA na Sala de Aula (3 horas) • IA em Ferramentas de Design: Canva e geradores de imagem (1 horas); • IA em Atividades Interativas: Quizizz (30 minutos); • A Avaliação com recurso à IA (30 minutos); • Bancos de Recursos IA (30 minutos); • Discussão e Encerramento (30 minutos)

Metodologias

Esta ação terá uma duração 6 horas, distribuídas por duas sessões de 3 horas cada. As sessões serão desenvolvidas em regime a distância. Os formandos terão oportunidade de trabalhar individualmente e/ou em grupo, em ligação com os contextos de cada escola/agrupamento, as experiências e conhecimentos prévios dos formandos. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão.

Avaliação

A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD.

Modelo

Preenchimento do questionário no final da Ação.

Bibliografia

Afonso, C., & Costa, A. (2022). Inteligência artificial na educação: oportunidades e desafios. Revista Portuguesa de Educação, 35(2), 11-35. doi:10.21814/rpe.2022.35.2.11 Blikstein, P. (2019). The potential of artificial intelligence to revolutionize education. Education Next, 19(2), 26-33. Cai, Y., & Shen, X. (2021). The impact of artificial intelligence on education: A systematic review of empirical research. Educational Technology Research and Development, 69(1), 1-24. doi:10.1007/s11423-020-09793-3 European Commission. (2021). Artificial Intelligence in Education: A European Approach. European Schoolnet. (2022). AI in Education: A European Framework. Recomendação n.º 1/2023, de 24 de janeiro, do Conselho Nacional de Educação, sobre a Inteligência Artificial na Educação. Guia para a Integração da Inteligência Artificial no Ensino e na Aprendizagem. Ministério da Educação de Portugal, 2023.

Formador

Manuel Vicente Silva Cunha Calado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-02-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 13-03-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 28-02-2024
Fim: 13-03-2024
Acreditação: ACD15 - 2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Online