Google Workspace na Educação: Capacitação Essencial para Educadores turma B5T1-23/24
Apresentação
Esta oficina de formação a desenvolver no contexto dos Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)dos AE/ENA. A utilização da tecnologia em processos educativos tornou-se uma necessidade cada vez mais evidente, sendo necessário um investimento contínuo em metodologias mais eficientes de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, as ferramentas do Google apresentam-se como uma opção acessível, prática e eficaz para professores e alunos, permitindo a realização de tarefas colaborativas, organização de conteúdo, comunicação, entre outras possibilidades. O Google Workspace for Education (GWfE) é uma plataforma digital com inúmeras ferramentas educativas, baseadas em cloud computing e indicadas para todos os níveis de ensino. Apesar desta plataforma ser utilizada pela grande maioria dos agentes educativos, raramente se utilizam todas as suas potencialidades e ferramentas disponíveis.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Professores de Educação especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Professores de Educação especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Professores de Educação especial.
Objetivos
Contribuir para que a utilização pedagógica das TIC se integre efetivamente no processo de ensino e aprendizagem, estimulando o trabalho colaborativo e contribuindo para responder às necessidades individuais dos alunos; Contribuir para o desenvolvimento das competências dos professores em relação à utilização da Plataforma GWfE; Construir e validar um Modelo de Aprendizagem, com recurso às ferramentas disponibilizadas pela plataforma GWfE, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades dos professores para apoio aos alunos (em sala de aula e a distância); Desenvolver a criação de uma atitude colaborativa através da comunicação e da partilha de recursos e práticas; Capacitar os professores para atuarem eficazmente com as tecnologias e de revelarem capacidade de aprofundar e desenvolver as suas competências neste domínio; Incentivar a utilização de todas as potencialidade GWfE.
Conteúdos
1. CONHECER AS APPS GWfE 1.1. COLABORAÇÃO: Drive (Compreender a utilização do Drive; instalar e utilizar a versão desktop; importar ou criar pastas, trabalhar com os ficheiros armazenados no Drive; gerir e partilhar ficheiros e/ou pastas; restaurar versões de ficheiros); Does (Editar e formatar documentos; inserir elementos (imagens, tabelas, links); trabalhar colaborativamente); lides (Editar, formatar e organizar apresentações; adicionar notas de orador; criar ou importar temas; construir uma apresentação dinâmica);Sheets (Criar e editar folhas de cálculo; utilizar tabelas dinâmicas; validar dados; utilizar filtros e funções); • Forms (Criar, disponibilizar e partilhar formulários; gerir o tratamento dos dados recolhidos); • Jamboard (Criar um projeto; conhecer e utilizar as ferramentas criativas). 1.2. PRODUTIVIDADE: • Classroom (Criar e gerir uma turma; organizar a turma Classroom com tópicos; criar uma sessão síncrona com o Google Meet e Gerir as sessões síncronas; criar, corrigir e enviar trabalhos, relatórios de trabalho, exercícios e outros documentos com os alunos/participantes; criar rubricas de avaliação); • Assigments (integrar a aplicação com o Google drive, Does e outras Apps Google; gerir a avaliação dos trabalhos dos alunos). 1.3. COMUNICAÇÃO: • Gmail (conhecer a Caixa de entrada do Gmail; cancelar o envio de e-mails; ler e responder e-mails off-line; criar modelos de e-mail; adiar e-mails ou lembretes até uma hora específica; enviar anexos muito grandes; criar eventos diretamente na caixa de entrada; criar várias assinaturas usando respostas automáticas; receber seus compromissos diários na Caixa de entrada (interação com o calendário); classificar e marcar automaticamente as mensagens recebidas usando filtros; responder a e-mails mais rapidamente com o recurso resposta inteligente; configurar respostas automáticas de "ausência temporária"; salvar anexos de e-mail no; priorizar mensagens importantes com a Caixa prioritária; criar listas de tarefas no Gmail); • Meet e Chat (conhecer as potencialidades das aplicações; aprender a configurar o Meet para o ensino à distância); 1.4. ORGANIZAÇÃO: Keep, Calendar e Tasks (Obter maior produtividade; aprender a organizar as suas atividades/tarefas pessoais e profissionais; definir tarefas e lembretes; criar listas de tarefas; organizar e planificar o trabalho); 1.5. SEGURANÇA: Admin (aprender a gerir as definições de segurança e privacidade Google).
Metodologias
Como metodologia de trabalho salienta-se a preocupação em promover uma ação de formação participada, valorizando na mesma, uma vertente de trabalho ativa, de experimentação, exploração e aplicação. As sessões presenciais são destinadas à exploração das ferramentas da Google e à reflexão sobre a articulação entre estas, o currículo e aprendizagem dos alunos; à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; ao desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; à planificação e criação de atividades a implementar na Escola, que promovam o desenvolvimento das CD docente e, simultaneamente, dos alunos. Na componente de trabalho autónomo (12,5h entre sessões) -Implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais, em situações reais de ensino-aprendizagem com alunos, e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas. Os formandos nas sessões presenciais apresentarão, os resultados dessas atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei no 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho no 4595/2015, de 6 de maio e com o "Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 1O conforme indicado no Despacho n.0 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base: - Participação/contributos E realização das tarefas nas sessões (2.5 valores) 25% - Trabalho de aplicação de conteúdos e realização dos trabalhos e atividades propostos (6 valores) 60% - Relatório final/reflexão crítica (1.5 valores) 15%
Bibliografia
Comissão Europeia/EACEA/Eurydice. (2019). A Educação Digital nas Escolas da Europa. https://doi.org/10.2797/393325 Couto, Z. K. (2017). O uso de Recursos Educacionais Digitais na Educação Básica (REDEB): relato de experiência. Revista Práxis: Saberes Da Extensão, 5(9), 34. https://doi.org/10.18265/2318-23692017v5n9p34-39 Lewin, C. & McNicol, S. (2014). Criar a Sala de Aula do Futuro: conclusões do projeto iTEC. http://fcl.eun.org/itec Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Miranda, F. (3 de Janeiro de 2021). A história do Google: Como a gigante tecnológica nasceu. Obtido em 5 de Novembro de 2021, de socientifica.com.br: https://socientifica.com.br/a-historia-do-google-como-a-gigante-de-tecnologia-nasceu/ União Europeia. (2021). Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027). https://education.ec.europa.eu/pt-pUfocus topics/digital-education/digital-education-action-plan Tori, R. (2010). A presença das tecnologias interativas na educação, ReCet, Vol 11, no1, Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP acedida através de https://revistas.pucsp.br/ReCET/article/viewFile/3850/2514 em 31/07/2019.
Anexo(s)
Observações
Ao abrigo do n.º 5, do art.º 3.º, do Despacho n.º 4840/2023, de 21 de abril, 3.ª alteração do Despacho n.º 779/2019, de 8/01, a presente ação de formação é excecionalmente considerada “como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.”
As datas de começo e término são indicativas. A turma só abre com o mínimo de 12 participantes. Quando a turma estiver formada, far-se-á a Calendarização definitiva. Os formandos selecionados serão notificados antecipadamente. Os docentes de escolas associadas ao CFAECAN terão prioridade na seleção.
Formador
Manuel Vicente Silva Cunha Calado
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-03-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 08-04-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
3 | 15-04-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
4 | 06-05-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
5 | 13-05-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
6 | 23-05-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 18:00 | 1:00 | Presencial |