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Google Workspace na Educação: Capacitação Essencial para Educadores turma B5T1-23/24

Apresentação

Esta oficina de formação a desenvolver no contexto dos Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)dos AE/ENA. A utilização da tecnologia em processos educativos tornou-se uma necessidade cada vez mais evidente, sendo necessário um investimento contínuo em metodologias mais eficientes de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, as ferramentas do Google apresentam-se como uma opção acessível, prática e eficaz para professores e alunos, permitindo a realização de tarefas colaborativas, organização de conteúdo, comunicação, entre outras possibilidades. O Google Workspace for Education (GWfE) é uma plataforma digital com inúmeras ferramentas educativas, baseadas em cloud computing e indicadas para todos os níveis de ensino. Apesar desta plataforma ser utilizada pela grande maioria dos agentes educativos, raramente se utilizam todas as suas potencialidades e ferramentas disponíveis.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Professores de Educação especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Professores de Educação especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Professores de Educação especial.

Objetivos

Contribuir para que a utilização pedagógica das TIC se integre efetivamente no processo de ensino e aprendizagem, estimulando o trabalho colaborativo e contribuindo para responder às necessidades individuais dos alunos; Contribuir para o desenvolvimento das competências dos professores em relação à utilização da Plataforma GWfE; Construir e validar um Modelo de Aprendizagem, com recurso às ferramentas disponibilizadas pela plataforma GWfE, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades dos professores para apoio aos alunos (em sala de aula e a distância); Desenvolver a criação de uma atitude colaborativa através da comunicação e da partilha de recursos e práticas; Capacitar os professores para atuarem eficazmente com as tecnologias e de revelarem capacidade de aprofundar e desenvolver as suas competências neste domínio; Incentivar a utilização de todas as potencialidade GWfE.

Conteúdos

1. CONHECER AS APPS GWfE 1.1. COLABORAÇÃO: Drive (Compreender a utilização do Drive; instalar e utilizar a versão desktop; importar ou criar pastas, trabalhar com os ficheiros armazenados no Drive; gerir e partilhar ficheiros e/ou pastas; restaurar versões de ficheiros); Does (Editar e formatar documentos; inserir elementos (imagens, tabelas, links); trabalhar colaborativamente); lides (Editar, formatar e organizar apresentações; adicionar notas de orador; criar ou importar temas; construir uma apresentação dinâmica);Sheets (Criar e editar folhas de cálculo; utilizar tabelas dinâmicas; validar dados; utilizar filtros e funções); • Forms (Criar, disponibilizar e partilhar formulários; gerir o tratamento dos dados recolhidos); • Jamboard (Criar um projeto; conhecer e utilizar as ferramentas criativas). 1.2. PRODUTIVIDADE: • Classroom (Criar e gerir uma turma; organizar a turma Classroom com tópicos; criar uma sessão síncrona com o Google Meet e Gerir as sessões síncronas; criar, corrigir e enviar trabalhos, relatórios de trabalho, exercícios e outros documentos com os alunos/participantes; criar rubricas de avaliação); • Assigments (integrar a aplicação com o Google drive, Does e outras Apps Google; gerir a avaliação dos trabalhos dos alunos). 1.3. COMUNICAÇÃO: • Gmail (conhecer a Caixa de entrada do Gmail; cancelar o envio de e-mails; ler e responder e-mails off-line; criar modelos de e-mail; adiar e-mails ou lembretes até uma hora específica; enviar anexos muito grandes; criar eventos diretamente na caixa de entrada; criar várias assinaturas usando respostas automáticas; receber seus compromissos diários na Caixa de entrada (interação com o calendário); classificar e marcar automaticamente as mensagens recebidas usando filtros; responder a e-mails mais rapidamente com o recurso resposta inteligente; configurar respostas automáticas de "ausência temporária"; salvar anexos de e-mail no; priorizar mensagens importantes com a Caixa prioritária; criar listas de tarefas no Gmail); • Meet e Chat (conhecer as potencialidades das aplicações; aprender a configurar o Meet para o ensino à distância); 1.4. ORGANIZAÇÃO: Keep, Calendar e Tasks (Obter maior produtividade; aprender a organizar as suas atividades/tarefas pessoais e profissionais; definir tarefas e lembretes; criar listas de tarefas; organizar e planificar o trabalho); 1.5. SEGURANÇA: Admin (aprender a gerir as definições de segurança e privacidade Google).

Metodologias

Como metodologia de trabalho salienta-se a preocupação em promover uma ação de formação participada, valorizando na mesma, uma vertente de trabalho ativa, de experimentação, exploração e aplicação. As sessões presenciais são destinadas à exploração das ferramentas da Google e à reflexão sobre a articulação entre estas, o currículo e aprendizagem dos alunos; à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; ao desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; à planificação e criação de atividades a implementar na Escola, que promovam o desenvolvimento das CD docente e, simultaneamente, dos alunos. Na componente de trabalho autónomo (12,5h entre sessões) -Implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais, em situações reais de ensino-aprendizagem com alunos, e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas. Os formandos nas sessões presenciais apresentarão, os resultados dessas atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei no 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho no 4595/2015, de 6 de maio e com o "Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 1O conforme indicado no Despacho n.0 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base: - Participação/contributos E realização das tarefas nas sessões (2.5 valores) 25% - Trabalho de aplicação de conteúdos e realização dos trabalhos e atividades propostos (6 valores) 60% - Relatório final/reflexão crítica (1.5 valores) 15%

Bibliografia

Comissão Europeia/EACEA/Eurydice. (2019). A Educação Digital nas Escolas da Europa. https://doi.org/10.2797/393325 Couto, Z. K. (2017). O uso de Recursos Educacionais Digitais na Educação Básica (REDEB): relato de experiência. Revista Práxis: Saberes Da Extensão, 5(9), 34. https://doi.org/10.18265/2318-23692017v5n9p34-39 Lewin, C. & McNicol, S. (2014). Criar a Sala de Aula do Futuro: conclusões do projeto iTEC. http://fcl.eun.org/itec Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Miranda, F. (3 de Janeiro de 2021). A história do Google: Como a gigante tecnológica nasceu. Obtido em 5 de Novembro de 2021, de socientifica.com.br: https://socientifica.com.br/a-historia-do-google-como-a-gigante-de-tecnologia-nasceu/ União Europeia. (2021). Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027). https://education.ec.europa.eu/pt-pUfocus­ topics/digital-education/digital-education-action-plan Tori, R. (2010). A presença das tecnologias interativas na educação, ReCet, Vol 11, no1, Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP acedida através de https://revistas.pucsp.br/ReCET/article/viewFile/3850/2514 em 31/07/2019.

Anexo(s)

Observações

Ao abrigo do n.º 5, do art.º 3.º, do Despacho n.º 4840/2023, de 21 de abril, 3.ª alteração do Despacho n.º 779/2019, de 8/01, a presente ação de formação é excecionalmente considerada “como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.”

As datas de começo e término são indicativas. A turma só abre com o mínimo de 12 participantes. Quando a turma estiver formada, far-se-á a Calendarização definitiva. Os formandos selecionados serão notificados antecipadamente. Os docentes de escolas associadas ao CFAECAN terão prioridade na seleção.

Formador

Manuel Vicente Silva Cunha Calado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-03-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
2 08-04-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
3 15-04-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
4 06-05-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
5 13-05-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
6 23-05-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 18:00 1:00 Presencial
Início: 18-03-2024
Fim: 23-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121452/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária D. Inês de Castro - AE Cister