Capacitação Digital de Docentes - partilhar atividades e projetos para melhorar práticas educativas turma ACD8_T1

Apresentação

A proficiência digital das organizações educativas é fundamental para a melhoria do trabalho desenvolvido nas escolas. Neste quadro, considera-se, ainda, da maior importância o desenvolvimento das competências digitais dos docentes, dada a sua relevância para o ensino e a aprendizagem. O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores da Comissão Europeia pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de Competências Digitais, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Esta ação visa contribuir para divulgar as boas práticas desenvolvidas, incrementadas e identificadas a quando da formação dos docentes nas Oficinas de Capacitação Digital de docentes de N1, N2 e N3 de modo a proporcionar, através da partilha, de momentos de trabalho colaborativo que se revelem promotores de melhorias nas aprendizagens dos alunos com recurso a metodologias de aprendizagem ativa com recurso ao digital. Deste modo como objetivos gerais pretende-se: - Contribuir para a promoção de estratégias e ações integradoras do digital em Ambientes Educativos. - Divulgar o trabalho desenvolvido pelos docentes no âmbito da sua participação nas Oficinas de Capacitação Digital de docentes de Nível 1, nível 2 e nível 3 - Criar o efeito de contágio nos outros docentes de práticas de ensino/aprendizagem inovadoras com recurso ao digital.

Conteúdos

Partilha de práticas realizadas em contexto de aprendizagem nas oficinas de capacitação digital de docentes N1, N2 e N3 relativas a: - A Integração Curricular em Ambientes Híbridos de Aprendizagem; - A avaliação em ambientes híbridos de aprendizagem, com recurso a Recursos Educativos Digitais integrados nas temáticas a apresentar.

Metodologias

Apresentação e partilha de projetos/ atividades desenvolvidas na formação CDD, com aplicação em sala de aula.

Avaliação

A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD

Modelo

Formulário disponibilizado pelo CFAE

Bibliografia

Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENEU Science Hub (2018). Self-reflection tool for digitally capable schools (SELFIE). Disponível em: https://ec.europa.eu/jrc/en/digcomporg/selfie-tool Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.

Formador

Maria Manuela de Jesus Faustino Prata

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-11-2023 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 24-11-2023
Fim: 24-11-2023
Acreditação: ACD 8 - 2023-2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Online