Sabes onde estendes a toalha? Visita didático-pedagógica à exposição de GeoDiversidade turma ACD3/T1
Destinatários
Educadores de Infância; Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
a) Promover a Interdisciplinaridade: A exposição de geodiversidade oferece uma oportunidade única para integrar diferentes disciplinas, incluindo geologia, biologia, geografia e até mesmo matemática. Os professores poderão explorar conceitos de geodiversidade que se relacionam com várias áreas curriculares; b) Estimular a Observação e Análise: A visita incentivará os professores a observar detalhes geológicos e geográficos que podem passar despercebidos no dia a dia. Eles desenvolverão habilidades de observação e análise, que podem ser transmitidas aos seus alunos. c) Promover a Literacia Científica: Através da exploração de rochas, minerais e formações geológicas, os professores irão aprimorar a sua literacia científica e compreensão dos processos naturais que moldam a Terra. Isso os capacitará a transmitir informações precisas aos seus alunos; d) Estimular a Curiosidade: Ao interagir com exposições, os professores serão incentivados a fazer perguntas e buscar respostas. Isso promove a mentalidade investigativa, que pode ser compartilhada com os alunos; e) Promover a Educação Ambiental: A geodiversidade desempenha um papel fundamental na compreensão dos ecossistemas e na conservação do meio ambiente. Os professores aprenderão como podem abordar questões ambientais em sala de aula de forma interligada com a geodiversidade.
Conteúdos
a) Introdução à Geodiversidade: Explicação do conceito de geodiversidade e sua importância; Contextualização sobre como a geodiversidade influencia a formação das praias. b) Formação Geológica das Praias: Descrição dos processos geológicos que contribuem para a formação de praias, como erosão, sedimentação e movimentação de sedimentos; Exemplos de diferentes tipos de praias, incluindo praias de origem vulcânica, praias de coral, praias costeiras e praias fluviais. c) Composição da Areia: Exploração das diferentes partículas encontradas na areia das praias, incluindo areia, cascalho, seixos e calhaus; Demonstração de como a composição da areia pode variar de uma praia para outra. d) História Geológica: Abordagem da importância de estudar a areia da praia como um registo da história geológica da região; Destaque para como os detritos encontrados na areia podem fornecer informações sobre eventos geológicos passados. e) Importância Ambiental: Discussão sobre a importância da preservação das praias e dos ecossistemas costeiros; Abordagem das ameaças à geodiversidade das praias, como a erosão costeira e a poluição. f) Atividades Interativas: Atividades práticas para os visitantes, como a observação de amostras de areia sob microscópio; Possibilidade de tocar e sentir diferentes tipos de partículas de areia. g) Aplicações Científicas: Exploração de como o estudo da geodiversidade pode ser aplicado em campos como geologia, arqueologia e conservação ambiental; Exemplos de pesquisas científicas que utilizam a análise de areia para entender a história do planeta. h) Educação Ambiental: Incentivo à responsabilidade ambiental e à conservação das praias e dos recursos naturais; Sugestão de práticas sustentáveis para preservar a geodiversidade das praias. i) Exemplos Locais: Destaque para praias e áreas costeiras específicas da região, demonstrando como a geodiversidade se manifesta localmente. j) Conclusão e Reflexão: Síntese das principais aprendizagens da visita; Estímulo à reflexão sobre a importância de cuidar e preservar o ambiente natural, incluindo as praias.
Metodologias
A. Aprendizagem Experiencial: A visita guiada permite que os professores aprendam através da experiência prática e da exploração ativa. Eles poderão tocar, observar e interagir com amostras geológicas. B. Diálogo e Discussão: Durante a visita, os professores terão a oportunidade de dialogar com especialistas em geologia e geodiversidade, o que enriquecerá sua compreensão e permitirá a troca de ideias. C. Aplicação Prática: Os professores serão incentivados a refletir sobre como podem aplicar o conhecimento adquirido em suas práticas de ensino, desenvolvendo atividades e recursos relevantes para as suas disciplinas. D. Desenvolvimento de Recursos Didáticos: Os participantes serão encorajados a criar materiais didáticos relacionados à geodiversidade que possam ser usados em suas aulas
Avaliação
Autoavaliação oral e Reflexão Final: No final da ACD, os formandos farão uma autoavaliação de seu próprio progresso e da aprendizagem ao longo da formação.
Bibliografia
Livros de Geologia e Geodiversidade: "Geology" de Stanley Chernicoff e Donna Whitney. "Geomorphology: The Mechanics and Chemistry of Landscapes" de Robert S. Anderson e Suzanne P. Anderson. "Coastal Geomorphology" de Eric Bird. "Sedimentary Geology" de Donald R. Prothero e Fred Schwab. Livros sobre Praias e Ecossistemas Costeiros: "Coastal Conservation" de Brooke Maslo, Julie L. Lockwood e Steven C. Pitts. "The Beach Book: Science of the Shore" de Carl Hobbs. Livros sobre Educação Ambiental e Interpretação Ambiental: "Interpreting Our Heritage" de Freeman Tilden. "Environmental Education: Principles, Methods, and Applications" de Richard Louv e Martha Farrell Erickson. "Teaching Environmental Literacy: Across Campus and Across the Curriculum" de Heather L. Reynolds e Eduardo S. Brondizio.
Formador
Maria João Correia Lima
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-09-2023 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |