393

O ambiente Moodle no apoio a situações de ensino/aprendizagem em contextos de ensino não presencial turma C11/A1

Apresentação

O Moodle é uma plataforma que tem como principal função a gestão de aprendizagens. Inclui um conjunto de funcionalidades sistematizadas em 4 dimensões básicas: acesso protegido e gestão de perfis de utilizador, gestão de acesso a conteúdos, ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona e sistemas de controlo de atividades (Santos, 2010). É uma plataforma que permite o desenvolvimento de capacidades necessárias à formação à distância promovendo a autonomia dos participantes, bem como a partilha de conhecimentos (Meirinhos, 2006). Deste modo, o Moodle permite aos alunos uma aprendizagem feita através da experimentação, desenvolvendo a autonomia e a reflexão. Ao professor permite construir recursos, que disponibilizará aos alunos, de forma a diversificar e otimizar a aprendizagem. Com os meios tecnológicos existentes nos nossos dias, parece contraproducente estar a “deixar de fora” um dos métodos com que os professores mais podem contar para os apoiar na difícil missão que é ensinar (Santos, 2012). Este Curso assume especial importância no contexto atual e surge da necessidade urgente de responder aos desafios e necessidades de melhorar as competências dos docentes na plataforma Moodle que lhes permitam planificar e desenvolver práticas de Ensino à Distância.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

•Contribuir para o desenvolvimento das competências dos professores em relação à utilização das TIC, através do recurso a um ambiente virtual de gestão de aprendizagens designado MOODLE; •Contribuir para que a utilização pedagógica das TIC se integre efetivamente no processo de ensino e aprendizagem, estimulando o trabalho colaborativo e contribuindo para responder às necessidades individuais dos alunos; •Favorecer a seleção e organização de um conjunto de recursos e materiais de apoio ao desenvolvimento do trabalho de professores para apoio aos alunos à distância; •Contribuir para a criação de uma atitude colaborativa através da comunicação e da partilha de recursos e práticas; •Capacitar os professores para atuarem eficazmente com as tecnologias e de revelarem capacidade de aprofundar e desenvolver as suas competências neste domínio.

Conteúdos

Plataforma Moodle - Início •Apresentação do formador e formandos •Organização da oficina •Conteúdos da oficina •Critérios de avaliação da oficina •Como fazer o registo na plataforma e o pedido de disciplina no Moodle • Inscrição de utilizadores na página da disciplina Edição de uma disciplina no Moodle •Ativar modo de edição •Estrutura da disciplina: Tópicos versus Sumários •Separadores •Pastas (repositórios de ficheiros) Métodos de comunicação síncrona e assíncrona •Chat •Criar, editar e apagar fóruns Edição de uma disciplina no Moodle •Glossário •Sondagem Edição de uma disciplina no Moodle •Adicionar um ficheiro/documento •Entrega de um trabalho/documento Edição de uma disciplina no Moodle •Adicionar uma URL (páginas de Internet, vídeos online…) Edição de uma disciplina no Moodle •Avaliação/testes online Final •Apresentação da disciplina desenvolvida por parte dos formandos •Autoavaliação e Avaliação da formação

Metodologias

Presencial Como metodologia de trabalho salienta-se a preocupação em promover uma ação de formação participada, valorizando na mesma, uma vertente de trabalho ativa, de experimentação, exploração e aplicação. O espaço educativo virtual estará estruturado de acordo com as 8 sessões presenciais/síncronas (12,5 horas), assentes na plataforma Moodle intercaladas com sessões de trabalho autónomo /assíncronos. No trabalho autónomo/assíncrono (12,5) pretende-se que os formandos apliquem os conteúdos abordados através da realização de exercícios práticos num ambiente colaborativo, de partilha e reflexão. A exploração das sessões será feita de uma forma gradual e sequencial. Cada sessão terá associado um conjunto de tarefas, previamente definidas pela formadora, tendo como base a prática docente e o ensino e aprendizagem dos alunos, as quais serão tornadas visíveis e acessíveis aos participantes de acordo com o desenrolar das atividades e manter-se-ão visíveis até ao final da ação. Em cada sessão serão explicitados os seguintes aspetos: objetivos, a duração estimada de cada atividade; os recursos fornecidos aos formandos para a concretização das atividades propostas, sempre numa ligação aos contextos de intervenção dos formandos. Este trabalho pode ser coadjuvado pelo formador mediante os meios de comunicação síncronos e assíncronos (videoconferência, chat e fórum) disponibilizados na plataforma Moodle.

Avaliação

Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base: - Participação/contributos e realização das tarefas nas sessões (2.5 valores) 25% - Trabalho de aplicação de conteúdos e realização dos trabalhos e atividades propostos (6 valores) 60% - Relatório final/reflexão crítica (1.5 valores) 15%

Bibliografia

Meirinhos, M. F. A. (2006). Desenvolvimento profissional docente em ambientes colaborativos de aprendizagem a distância: estudo de caso no âmbito da formação contínua. Tese de doutoramento em Estudos da Criança - Tecnologias da Informação e Comunicação. Universidade do Minho. Braga. Neto, P. (2017). A plataforma Moodle numa escola secundária: um estudo de opinião e uso. Dissertação de Mestrado em Educação. IE-UL Rocha, A. P. (2017). AVALIAÇÃO FORMATIVA.UM ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTO BLEARNING. Relatório de investigação de Pós-Doutoramento na Especialidade: Educação a distância e e-learning da Universidade Aberta. Santos, A. (2010). Um estudo sobre a influência da formação nos índices de utilização das TIC e na autoeficácia dos professores. Dissertação de Mestrado- Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Santos, A. (2014). Um estudo longitudinal sobre o efeito da formação no índice de autoeficácia e nos níveis de utilização das TIC pelos professores. Tese de doutoramento .Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Anexo(s)

Observações

As datas de início e fim são indicativas. A calendarização definitiva será elaborada após o encerramento das inscrições.

Formador

Paula Cristina Nogueiro Mesquita

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-10-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
2 24-10-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
3 07-11-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
4 14-11-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
5 21-11-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
Início: 17-10-2023
Fim: 21-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119794/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: AE São Martinho do Porto