Da Arte de Ler…a Cena turma T1
Apresentação
Atualmente, a promoção da leitura, a criação e o desenvolvimento de leitores e de cidadãos responsáveis e críticos são desafios que exigem conhecimento e atualização constante. As bibliotecas assumem-se como genuínas plataformas de recursos formativos, potenciadoras de boas práticas profissionais, facilitadoras da formação dos docentes e restante comunidade educativa, favorecendo uma profícua Aprendizagem ao Longo da Vida, e combatendo, de forma ativa, empreendedora e colaborativa, a iliteracia cultural. Neste sentido, o Seminário Da Arte de Ler, na sua 9ª edição, este ano “Da Arte de Ler… a Cena”, surge como um espaço-tempo para debater e recentrar práticas e temáticas pertinentes e que vão ao encontro das necessidades formativas dos docentes do século XXI, num contexto em que a educação deve ser assumida como um processo onde se constroem, de forma participada e conjunta, conhecimentos, capacidades e atitudes fundamentais para o desenvolvimento integral da pessoa. Consulte o programa em https://shorturl.at/forHZ e as sinopses em https://shorturl.at/acqxI.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Contribuir para a mudança de práticas educativas, através do debate e a reflexão sobre o papel da leitura, das diferentes linguagens e expressões artísticas na escola da sociedade moderna. 2. Atualizar os percursos profissionais dos docentes face à sua Missão e às exigências da sociedade atual, promovendo um perfil de base humanista. 3. Contribuir para o reforço das competências e conhecimento dos agentes educativos (desde pré-escolar ao Ensino Secundário), mobilizando-os para a importância/papel das bibliotecas, enquanto espaços propiciadores do trabalho colaborativo com toda a comunidade educativa, na formação de cidadãos ativos, críticos e informados. 4. Motivar para o papel do texto dramático/artes cénicas como potenciador(es) da apropriação de conhecimentos, desenvolvimento de capacidades e competências plurais. 5. Propiciar momentos de partilha experiências, visões e conhecimentos. 6. Propor novos modos de comunicação e novas abordagens em contexto educativo, partindo de textos e de práticas que tenham subjacente o texto dramático/artes cénicas, tendo como referência as respetivas Aprendizagens Essenciais e o PASEO
Conteúdos
A formação totaliza 12 horas, repartidas em sessões teóricas (palestras e/ou mesas-redondas- 6 horas) e oficinas (6 horas), asseguradas por especialistas convidados, de acordo com a seguinte proposta: 1- Introdução ao tema e organização das atividades; 2- Oportunidades e desafios “Da arte de ler… a cena” para os agentes educativos e culturais no mundo contemporâneo, dada a multiplicidade de dimensões e pluralidade de linguagens que o texto dramático/ as artes cénicas encerra(m); 3- O texto dramático/as artes cénicas como estratégia discursiva compósita e complexa, capaz de revelar/(re)interpretar/denunciar os componentes sociais, axiológicos e culturais que caracterizam diferentes épocas; 4- O contributo do texto dramático/das artes cénicas na aquisição de conhecimentos, capacidades e competências, tendo como referência as respetivas Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória 5- O papel do texto dramático/das artes cénicas como potenciador(es) da sensibilidade estética e artística, da imaginação, da criatividade e do domínio do corpo,. 6- Reflexão, sistematização, avaliação.
Metodologias
A ação prevê comunicações/mesas-redondas e debates em torno da temática central e dos conteúdos definidos. Decorrerão, também, oficinas temáticas, direcionadas aos docentes dos diferentes níveis de ensino com vista ao desenvolvimento de metodologias e estratégias promotoras do desenvolvimento de competências, valores e literacias múltiplas.
Avaliação
A ação prevê comunicações/mesas-redondas e debates em torno da temática central e dos conteúdos definidos. Decorrerão, também, oficinas temáticas, direcionadas aos docentes dos diferentes níveis de ensino com vista ao desenvolvimento de metodologias e estratégias promotoras do desenvolvimento de competências, valores e literacias múltiplas.
Modelo
Os formadoras são acreditadas nestas áreas e possuem uma vasta experiência na realização deste Curso de Formação que se repete todos os anos no concelho, sendo cada ano dedicado a um tema/área especifica.
Bibliografia
- Calzavara, R. B. (2009). Encenar e ensinar o texto dramático na escola. Revista científica/FAP. v.4, n.2. p.149-154. https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 Mello, C. (1998). O Ensino da Literatura e a Problemática dos Géneros. Ed. Almedina - Comissão Executiva do Plano Nacional das Artes (2019). Plano Nacional das Artes: uma estratégia um manifesto. Ministério da Educação e Ministério da Cultura. - Martins, G. de O. et al. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral de Educação. http://hdl.handle.net/10400.26/22377 - Monteiro, R. (Coord.) (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Ministério da Educação.https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf - Rede de Bibliotecas Escolares (2021). Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Quadro estratégico:2021-2027.Ministério da Educação. https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdf
Anexo(s)
Observações
O valor da inscrição definido pela RCBA é de 20€. A sua inscrição só será considerada definitiva, após a submissão nesta plataforma do comprovativo do pagamento, e da sua validação pelos Serviços. Dados para pagamento - Agrupamento de Escolas de Cister N.º da Conta: 40214825305 IBAN: PT50 0045 5020 40214825305 42 BIC/SWIFT: CCCMPTPL
Formador
Paula da Conceição Rodrigues Ribeiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-07-2023 (Segunda-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 10-07-2023 (Segunda-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 11-07-2023 (Terça-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 11-07-2023 (Terça-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |