Trabalhar a paz em tempos de guerra turma B/1

Apresentação

"Trabalhar a paz em tempos de guerra_ Estratégias e recursos para a abordagem de temáticas ligadas aos conceitos de paz e guerra" pretende trazer à discussão um tema da atualidade . Como fomentar valores ligados à paz, num mundo que se debate com contextos de guerra? São muitos os desafios que se colocam atualmente no contexto da educação histórica, o maior deles continua a ser compreender a realidade. E a necessidade de compreender a realidade atual leva-nos à abordagem de dois conceitos que são frequentemente abordados na aula de História: paz e guerra. Presentes ao longo de todo o currículo de História, são-lhes, contudo, atribuídas diferentes importâncias. As temáticas que abordam situações de guerra têm uma considerável presença, sobretudo na abordagem da História do século XX, trabalhada no 9.° ano, aquele que é, para a maior parte dos alunos portugueses, o último ano que frequentam a disciplina de História.

Destinatários

Professores do Grupo 400

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

"Trabalhar a paz em tempos de guerra_ Estratégias e recursos para a abordagem de temáticas ligadas aos conceitos de paz e guerra" pretende trazer à discussão um tema da atualidade . Como fomentar valores ligados à paz, num mundo que se debate com contextos de guerra? - Promover momentos de problematização sobre o papel da História na formação dos jovens cidadãos, na compreensão de situações que marcam a atualidade; - Analisar o modo como os alunos entendem os conceitos de guerra e paz; - Promover espaços de partilha e debate de experiências educativas no contexto da educação histórica; - Propor estratégias pedagógicas promotoras de metodologias inovadoras no trabalho dos conceitos de paz e guerra; - Utilizar e construir recursos educativos digitais potenciadores da construção do conhecimento e da literacia digital.

Conteúdos

O papel da História na formação dos jovens cidadãos, na compreensão de situações que marcam a atualidade; Conceitos de guerra e paz e estratégias pedagógicas promotoras de metodologias inovadoras no trabalho dos conceitos de paz e guerra; Construção de recursos educativos digitais potenciadores da construção do conhecimento e da literacia digital.

Avaliação

Obrigatoriedade de frequência da totalidade das horas da ACD, nos termos do Despacho n.º 5741/2015

Modelo

Questionário a preencher pelos Formandos

Observações

Formadoras: Doutora Olanda Barbosa Vilaça e Doutora Cláudia Amaral

Obrigatoriedade de frequência da totalidade das horas da ACD, nos termos do Despacho n.º 5741/2015

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-04-2023 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 26-04-2023
Fim: 08-05-2023
Acreditação: ACD25-2022/2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária D. Inês de Castro_ AE Cister