Reflexões e estratégias para a avaliação das aprendizagens de Português no Ensino Secundário. turma B/1

Apresentação

A avaliação das aprendizagens é parte integrante do ensino e da aprendizagem, sendo um processo regulador que certifica as aprendizagens realizadas e gerador de informação cuja análise orienta a intervenção pedagógica. Outro dos propósitos da avaliação é a certificação das aprendizagens. Nesse sentido, importa “[...] valorizar leituras de complementaridade, de modo a potenciar a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.” (art.º 22.º, n.º 5 do decreto-lei n.º 55/2018 de 6 de julho). Como tal, esta ACD enquadra-se numa reflexão sobre dados relativos à avaliação e nas estratégias didáticas que favoreçam a qualidade das aprendizagens dos alunos, com vista à promoção do seu sucesso escolar.

Destinatários

Professores do Grupo 300 do AE Cister

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

• Refletir sobre documentos da tutela relativos à avaliação externa – JNE e IAVE: Relatório do Júri Nacional de Exames (JNE e Direção-geral da Educação), 2021 e Relatório Nacional 2010-2016 – Exames Finais Nacionais – Ensino Secundário, do Instituto de Avaliação Educativa, I. P. (IAVE). • Analisar itens de Provas de Exame Nacional dos domínios da Educação Literária e Escrita. • Fazer inferências a partir de dados estatísticos dos resultados dos alunos em contexto de avaliação externa. • Deduzir níveis de complexidade cognitiva a partir da análise de itens de avaliação. • Definir estratégias para a melhoria do desempenho dos alunos na resolução de itens de avaliação do domínio da Educação Literária.

Conteúdos

• Dados estatísticos e de desempenho dos alunos em contexto de avaliação externa. • Conteúdos de itens de Educação Literária e Escrita, na avaliação externa. • Provas de Exame Nacional (2010 a 2022). • Itens de avaliação – os níveis de complexidade cognitiva. • Estratégias de aprendizagem.

Metodologias

Esta ACD será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático, através da análise de dados estatísticos, enquadramento teórico relativo aos níveis de complexidade cognitiva de itens de avaliação e na definição de estratégias didáticas para melhorar o desempenho dos alunos. Deste modo, a ACD dividir-se-á em dois momentos. Um primeiro momento mais teórico e estatístico, culminando em conclusões que os formandos extrairão a partir da análise dos conteúdos apresentados. Um segundo momento, mais prático, em que a reflexão dos formandos incidirá sobre a delineação de estratégias didáticas para o desempenho dos alunos nos contextos abordados.

Bibliografia

Miller, M., Linn, R. & Gronlund, N. (1995, 2009). Measurement and assessment in teaching (10th edition). New Jersey: Pearson. Webb, R. (2005). Leading Teaching and Learning in the Primary School from “Educative Leadership” to “Pedagogical Leadership”. Educational Management Administration & Leadership, 33, 69-91. Withers, G. (2005). Item writing for tests and examinations, Module 5. Paris: UNESCO. Wright, Robert J. (2008). Educational Assessment: Tests and Measurements in the Age of Accountability. Thousand Oaks: Sage Publications.

Formador

Ricardo Nuno Lopes Cruz Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-04-2023 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Online síncrona
Início: 26-04-2023
Fim: 26-04-2023
Acreditação: ACD24-2022/2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Online