Plano de Capacitação de Docentes e Planos de Desenvolvimento Digital (PADD ): Percursos e perspetivas turma C19/A1
Apresentação
No âmbito da implementação do Programa de digitalização para as Escolas, a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação esta ação de curta duração tem por objetivo proceder a uma análise autorreflexiva de como decorreu o processo de conceção, implementação, acompanhamento e avaliação do PTD para as Escolas/Agrupamentos do CFAE dos Concelhos de alcobaça e Nazaré. Deste modo face aos objetivos propostos considera-se fundamental refletir acerca de como decorreu: ● A recolha de evidências (a aplicação e preenchimento do Check-in e Selfie); ● A formação de formadores e a formação de professores; ● A conceção, acompanhamento e implementação do PADDE ● A divulgação à comunidade do processo. ● Impactos nas Unidades Orgânicas e áreas de melhoria. O PADDE como instrumento de reflexão e mudança de práticas nas organizações educativas, tinha/tem como objetivo procurar potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas, e adequá-las aos seus contextos e aos desafios atuais da sociedade. Neste sentido, é fundamental aferir se as metas e as ações planeadas para a sua concretização, nas dimensões nele inscritas, foram adequadas. O desenho desta ACD considera-se como um instrumento fundamental para a monitorização de todo o processo de modo a aferir o progresso, verificar resultados, encontrar possíveis soluções para ultrapassar dificuldades/constrangimentos e potenciar bons resultados. Assim os diretamente envolvidos, diretores, formadores, e EDD no processo, através deste processo de autorreflexão onde todos possam analisar as diferenças entre os objetivos propostos e os resultados obtidos com o intuito de reformular e identificar novas áreas prioritárias de intervenção.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Diretores dos AE/ENA; Equipas de Desenvolvimento Digital e Formadores PTD)
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Conteúdos
Partilha de práticas dos AE/ENA associados do CFAE: Análise autorreflexiva da forma como decorreu o processo de conceção, implementação, acompanhamento e avaliação do PTD para as Escolas/Agrupamentos do CFAE dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré nas várias etapas: ● Implementação e análise dos resultados do Diagnóstico Check-In e Selfie; ● Formação de professores; Processo de conceção, implementação, acompanhamento e avaliação do Plano de ação para o desenvolvimento digital da Escola (PADDE) ● Impactos nas Unidades Orgânicas e áreas de melhoria.
Modelo
A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD.
Formador
Ana Paula das Neves Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-07-2023 (Quinta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |