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Re (Configurar) a Escola: desafios e oportunidades para uma Educação Inclusiva, de qualidade e equitativa turma C21/T1

Apresentação

Numa perspetiva convergente e interdependente entre o quadro Normativo que regula as Políticas Publicas de Educação,a sua operacionalização em contexto assume uma importância decisiva na resposta aos desafios e oportunidades que secolocam na atualidade à Escola e aos seus profissionais. Tanto para as lideranças, como para os docentes e, sobretudo para os alunos, o contributo dos Projetos de Formação em desenvolvimento têm-se revelado imprescindíveis na promoção de uma Educação de qualidade, inclusiva e equitativa. Além dos normativos já existentes, como os Decretos-lei 54 e 55 de 2018, e tendo sempre como foco as competências doPerfil dos Alunos à Saída da Escolaridade e as Aprendizagens Essenciais, o Plano de Recuperação das Aprendizagenstem permitido aos Agrupamentos e Escolas Não Agrupadas a implementação de medidas que permitem a criação deambientes de aprendizagem inovadores, centrados nos alunos e nas suas aprendizagens. Este curso pretende propiciar aos docentes momentos aprofundamento de conceitos relacionados com a EducaçãoInclusiva, a Autonomia e Flexibilidade Curricular, a Avaliação Pedagógica, a Articulação Curricular, o Plano de TransiçãoDigital, numa perspetiva de transversalidade, complementados por espaços de discussão, de reflexão e de partilha depráticas pedagógicas e organizacionais com impacto na melhoria efetivas ao nível da sala de aula e no sucesso de todose cada um dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

Refletir sobre metodologias que permitam otimizar processos e estratégias de avaliação pedagógica e compreender a suaimportância para uma Educação Inclusiva; Mobilizar a comunidade educativa para a importância dos temas em questão, mediante discussão e trocas deexperiências entre os diversos agentes ligados ao mundo da educação e formação e ao mundo do trabalho; Consolidar a cultura de cooperação em rede das escolas entre si e com outras entidades parceiras; Estimular a adoção de metodologias ativas de avaliação para a aprendizagem, integrada em todo o processo didático parao desenvolvimento de competências e sucesso escolar; Fomentar hábitos de trabalho colaborativo e de reflexão em torno de situações vividas nas escolas; Valorizar a integração das tecnologias educativas no processo ensino/ aprendizagem.

Conteúdos

Apresentação das temáticas, metodologias, e avaliação da formação; (Re)configurar a Escola: do quadro normativo das políticas públicas de Educação à sua operacionalização; A articulação curricular e as metodologias de aprendizagem ativa como potenciadoras das aprendizagens nas diferentesofertas formativas ; A Importância da Avaliação Pedagógica para as Aprendizagens dos alunos e a sua centralidade na Educação Inclusiva; Plano de Transição Digital: Da dimensão organizacional à integração das Tecnologias e literacias digitais nos processosde ensino e da aprendizagem; A imprescindibilidade do trabalho colaborativo face aos novos desafios organizacionais, profissionais e educativos .

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 defevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditaçãode Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicadono Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo porbase: - Participação/contributos e/ou realização das tarefas nas sessões (4 valores) 40% - Relatório final/reflexão crítica (6 valores) 60%

Bibliografia

- Decretos-Lei n.º 54 e 55/2018, de 6 de julho; - DGE (2017), Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. - UNESCO (2020), Inclusão e educação: Todos, sem exceção – Relatório de Monitorização Global da Educação. - Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UAEditora. - https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_documentos/country-background-report-portugal-educacao-inclusiva-em-revista-2022.pdf

Anexo(s)

Observações

Terão prioridade na seleção os docentes das escolas associadas ao CFAE.

Formador

Salomé da Silva Pedro

Manuel Vicente Silva Cunha Calado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-11-2023 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
2 10-11-2023 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 24-11-2023 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 29-11-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
5 30-11-2023 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 03-11-2023
Fim: 30-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118528/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 15 h
Local: Online