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O estudo autónomo e o apoio individualizado às aprendizagens na sala de aula turma C20/T1

Apresentação

Pretende-se com esta Oficina de Formação instituir um tempo de estudo autónomo e o apoio individualizado às aprendizagens na sala de aula, de forma a diferenciar o ensino e a aprendizagem, tendo em vista o sucesso curricular de todos os alunos. A par do desenvolvimento de competências de estudo autónomo e do uso de um plano individual de trabalho semanal, o professor apoia, de forma interativa e sistemática, os alunos com dificuldades na aprendizagem curricular. A presente formação justifica-se, não só, pela necessidade de diferenciar o ensino e a aprendizagem, como, pela importância de desenvolver em todos os alunos competências de estudo autónomo na sala de aula. Nesse sentido, é fulcral o envolvimento dos alunos na gestão do currículo, de forma a que se responsabilizem e trabalhem autonomamente, de acordo com as suas necessidades curriculares e, sempre que necessário, com o apoio do professor e colegas. Perante a defesa de uma escola para todos, onde se valorizam as diferenças, a diferenciação pedagógica, sustentada pela cooperação, é, necessariamente, algo fundamental para o sucesso educativo de todos os alunos. Dado o atual trabalho excessivo nas escolas e o cansaço acumulado dos docentes, por um lado, e o excelente ambiente de partilha e resultados alcançados ocorrido nas anteriores Oficinas.

Destinatários

Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial.

Objetivos

1. Desenvolver um tempo de estudo autónomo diário, de forma a diferenciar o ensino e a aprendizagem, tendo em vista o sucesso curricular de todos os alunos; 2. Desenvolver a autonomia, a responsabilidade, a cooperação e a participação ativa dos alunos na apropriação do currículo escolar; 3. Desenvolver competências de estudo autónomo (planeamento, gestão e autorregulação) nos alunos; 4. Promover o apoio (sistemático, interativo e eficaz) individual aos alunos com dificuldades na aprendizagem curricular. 5. Desenvolver parcerias eficazes entre os alunos, de forma a promover/recuperar as aprendizagens curriculares; 6. Desenvolver competências metacognitivas nos alunos (autoavaliar-se e aprender a aprender); 7. Instituir rotinas e instrumentos de trabalho que privilegiam uma avaliação formativa.

Conteúdos

1. Diferenciação pedagógica: Estudo autónomo e apoio individualizado - conceitos;- 3 horas 2. O Plano Individual de Trabalho;- 3 horas 3. Instrumentos de pilotagem do trabalho;- 3 horas 4. Ficheiros autocorretivos;-3 horas 5. O papel e o apoio do professor;-3 horas 6. As parcerias entre alunos;-3 horas 7. O planeamento e a avaliação/regulação do trabalho.- 4 horas 8.Avaliação da ação de formação. - 3 horas

Metodologias

PRESENCIAL: Apresentação (com recurso fotográfico) e discussão crítica, por parte dos professores, dos aspetos mais significativos (estratégias, instrumentos de pilotagem,ficheiros, produções dos alunos...) implementados nas suas turmas; • Discussão crítica de textos teóricos e ou de cariz prático; • Apresentação e discussão dos conteúdos da Oficina porparte do formador. Total: 25 horas TRABALHO AUTÓNOMO: Trabalho autónomo (entre sessões): • Implementação na sala de aula das estratégias e instrumentos de pilotagem apresentados e discutidos nas sessões presenciais; • Leitura de textos teóricos e ou de cariz prático; • Escrita descritiva e reflexiva sobre as mudanças implementadas na prática pedagógica (Portefólio). Total de 25 horas

Avaliação

A avaliação tem um carácter qualitativo e quantitativo (Despacho n.º 4595/2015). A escala de avaliação é compreendida entre 1 a 10 valores, sendo que a aprovação na oficina de formação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores. Escala de avaliação e respetivas menções: • Excelente – de 9 a 10 valores; • Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; • Bom – de 6,5 a 7,9 valores; • Regular – de 5 a 6,4 valores; • Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. Consideram-se três critérios (2+4+4): • Participação: Pontualidade; Intervenções/Apresentações (Pertinência/Clareza/Nível de reflexão); Empenho/Iniciativa; Cooperação/Partilha (2 valores); • Produção de trabalho/materiais: Adequação/Pertinência (4 valores); • Trabalho Final/Portefólio: Correção Formal (1); Conteúdo (Rigor, Fundamentação, Problematização, Coerência Interna, Apresentação) (1,5); e Aplicação dos conteúdos (1,5) (4 valores)

Bibliografia

- Assunção, C. (2011). O Tempo de Estudo Autónomo e a diferenciação pedagógica. Escola Moderna, 42(5), 13-24. - Duarte, J. (2012). A prática da avaliação formativa no desenvolvimento de uma regulação individualizada das aprendizagens. Escola Moderna, 40(5), 13-23. - Fróis, J. (novembro de 2010). Perplexidades de uma experiência de implementação de Tempo de Estudo Autó nomo. O lugar dos nossos textos – Escritos partilhados II. - Grave-Resendes, L. & Soares, J. (2002). Diferenciação pedagógica. Universidade aberta. - Liberal, J. (2010a). O Plano Individual de trabalho: contributos para a avaliação qualitativa das aprendizagens. EscolaModerna, 37(5), 38-58.

Anexo(s)

Observações

Formador_ Doutor Luís Mestre- Presidente do Movimento da Escola Moderna

Formador

Luís Filipe Batista Mestre

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-09-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 13-09-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
3 27-09-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 04-10-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 18-10-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
6 25-10-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Online síncrona
7 08-11-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
8 15-11-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 06-09-2023
Fim: 15-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-117726/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Agrupamento de Escolas de Cister/Online