Metodologias de Aprendizagem Ativa com Recurso às TIC turma C27/A1
Apresentação
A conceção de cenários inovadores, recorrendo a metodologias de aprendizagem ativa, são uma resposta aos novos desafios que se colocam à educação, à escola e aos professores do século XXI, de modo que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se a construção de ambientes educativos aliciantes, com o uso da tecnologia, que privilegiam a ação do aluno, favorecendo a motivação, a criatividade e o envolvimento do aluno na construção individual ou coletiva do conhecimento, indo ao encontro de uma educação inclusiva “enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa” (Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho). Estes cenários podem ser integrados em contexto curricular das disciplinas, em contextos de trabalho interdisciplinar e/ou de articulação curricular, nomeadamente em Domínios de Autonomia Curricular, tendo por referência o Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, que regulamenta a implementação da “Autonomia e Flexibilidade Curricular” nas escolas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e professores de Educação Especial.
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Compreender a pertinência do desenvolvimento de atividades de aprendizagem ativa no contexto educativo atual; Refletir sobre o conceito de aprendizagem ativa; Conhecer metodologias e estratégias que promovem a aprendizagem ativa; Partilhar práticas pedagógicas que recorrem a metodologias ativas de aprendizagem.
Conteúdos
Refletir sobre o conceito de aprendizagem ativa; Conhecer metodologias e estratégias que promovem a aprendizagem ativa; Exemplos práticos de aprendizagem ativa; Experimentação de metodologia(s) de Aprendizagem Ativa. Partilhar práticas pedagógicas que recorrem a metodologias ativas de aprendizagem.
Avaliação
A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD.
Modelo
A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD.
Bibliografia
Decreto-Lei n.º 55/2018, 6 de julho. Decreto-Lei n.º 54/2018, 6 de julho. Direção-Geral da Educação, 2018. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Anexo(s)
Observações
Para obtenção do certificado é necessário a frequência a todas a horas da ação.
Formador
Salomé da Silva Pedro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-04-2023 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 10-05-2023 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |