Metodologias e Práticas de Integração de Crianças Não Acompanhadas em Cister turma B
Apresentação
Perante o cenário de acolhimento e integração de crianças e jovens não acompanhadas, esta ACD vem proporcionar aos docentes e outros profissionais de educação aprofundar a compreensão de necessidades dessas crianças e jovens estrangeiras não acompanhadas acolhidas em Portugal, reconhecendo e valorizando intervenções e práticas educativas promotoras de direitos humanos, da interculturalidade e da diversidade.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores de todos os grupos de recrutamento e Técnicos Especializados do Agrupamento de Escolas de Cister
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores de todos os grupos de recrutamento e Técnicos Especializados do Agrupamento de Escolas de Cister. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Compreender as especificidades sobre os aspectos sociais e antropológicos do fenómeno migratório de crianças não acompanhadas, os seus perfis e os fatores sociais subjacentes à migração; Compreender as especificidades sobre os aspectos sociais e antropológicos do fenómeno migratório de crianças não acompanhadas, os seus perfis e os fatores sociais subjacentes à migração; Ouvir e trabalhar com os participantes sobre o exercício da empatia: compreender a intervenção e a ação com os jovens, nas suas diferenças entre abordagens de direito ou necessidades, e a relação com o princípio de “não prejudicar”; Promover a consciência sobre a complexidade da comunicação intercultural e adquirir ferramentas para a sua gestão de forma a facilitar as relações interpessoais; Conhecer os princípios de atuação em Saúde Mental e Apoio Psicossocial no contexto de apoio a crianças não acompanhadas e as competências psicossociais básicas em contexto escolar.
Conteúdos
“Crianças em Movimento” – princípios orientadores no trabalho com crianças e jovens não acompanhados; Os direitos da criança - diferenças entre uma abordagem baseada em Necessidades e uma abordagem baseada em Direitos; Visibilidade ao protagonista da própria história: interculturalidade e mediação cultural; Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS).
Metodologias
A formação tem por base uma abordagem participativa e interativa, que estimula a partilha, entre participantes, quer das suas experiências, dúvidas e dificuldades, bem como os recursos e ferramentas que já possuem.
Avaliação
A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD.
Bibliografia
Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal e Rede Internacional de Saúde Mental e Apoio Psicossocial (2020). Guia de Recursos sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS) durante a Covid-19 Comitê Permanente Interagências (IASC) (2007). Diretrizes do IASC sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias. Tradução de Márcio Gagliato. Genebra: IASC Alliance for Child Protection in Humanitarian Action, Toolkit on Unaccompanied and Separated Children, Inter-agency Working Group on Unaccompanied and Separated Children, November 2016,
Formador
José Pedro dos Santos Gonçalves Proença
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-02-2023 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 01-03-2023 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |