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Introdução à programação com Scratch para professores do ensino básico turma C25/A1

Apresentação

O Scratch está concebido especialmente para jovens entre os 8 e os 16 anos de idade. A capacidade de escrever programas de computadores é uma parte importante da literacia na sociedade atual. Quando se aprende a programar no Scratch, aprende-se estratégias importantes para resolver problemas, conceber projetos e comunicar ideias. Deste modo é de todo vantajoso saber utilizar recursos do Scratch para uma nova dinamização pedagógica dos alunos em atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. Nos documentos orientadores relativos às aprendizagens essenciais para o Ensino da Matemática está inerente a necessidade de “Desenvolver e mobilizar o pensamento computacional, capacidade que tem vindo a assumir relevância nos currículos de Matemática de diversos países. O pensamento computacional pressupõe o desenvolvimento, de forma integrada, de práticas como a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise e definição de algoritmos, e o desenvolvimento de hábitos de depuração e otimização dos processos. Estas práticas são imprescindíveis na atividade matemática e dotam os alunos de ferramentas que lhes permitem resolver problemas, em especial relacionados com a programação.” (A.E. DGE, 2022).

Destinatários

Professores dos grupos 230 e 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Temos como objetivos proporcionar aos docentes a abordagem a uma ferramenta pedagógica e tecnológica capaz de cultivar, nos alunos, a literacia computacional assim como fornecer alguns conceitos básicos de como usar o Scratch como ferramenta auxiliar na prática docente e em atividades lúdicas.

Conteúdos

Abordagem ao Scratch tendo por recurso exemplos de atividades de programação no contexto do ensino básico.

Avaliação

A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD.

Bibliografia

Angeli, C., Voogt, J., Fluck, A., Webb, M., Cox, M., Malyn-Smith, J., & Zagami, J. (2016). A K- 6 Computational Thinking Curriculum Framework: Implications for Teacher Knowledge. Educational Technology & Society, 19 (3), 47-57. Acerca do Scratch consultado de https://scratch.mit.edu/about em 12/11/2023 DGE. Aprendizagens essenciais – ensino Básico consultado de https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico em 12/11/2022

Anexo(s)

Formador

Ana Paula das Neves Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-01-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 18-01-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 11-01-2023
Fim: 18-01-2023
Acreditação: ACD12-2022/2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária D. Inês de Castro_ AE Cister