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Educação alimentar (saudável e) sustentável: um processo chave na recuperação de ecossistemas turma _2324_B1_T1

Apresentação

O Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade é um documento curricular de referência para desenvolvimento de projetos e iniciativas em que os alunos aprendam a utilizar o conhecimento para interpretar a realidade envolvente, tomando decisões face aos efeitos das atividades humanas sobre o ambiente. Estes revelam assim o potencial para materializar a retoma da dimensão experimental no ensino das ciências enquanto estratégia diferenciada e ativadora da vontade de aprender, no contexto do plano para a recuperação das aprendizagens dos alunos. Considerando a crescente preocupação com um sistema alimentar cada vez mais insustentável, a promoção da educação alimentar é fundamental à mudança de atitudes que nos mantenha – e ao planeta – saudáveis. Particularmente, em contexto escolar, existe um apelo para complementar a existente abordagem nutricional no sentido de uma abordagem mais ampla, com o foco na sustentabilidade (Morgan & Sonnino, 2008; Elsden-Clifton & Futter-Puati, 2015; Sumner, J., 2016). Sendo escassa a investigação sobre o papel e lugar da educação alimentar na formação de professores, é necessário repensar como, neste contexto mais abrangente, a educação alimentar se pode traduzir em práticas, quer na sala de aula (Elsden-Clifton & Futter-Puati, 2015), quer em contextos não formais que empoderem para processos críticos. A educação ambiental assume uma posição privilegiada no desenvolvimento de competências para responder aos desafios do desenvolvimento sustentável, tendo como referência as orientações curriculares baseadas nas Aprendizagens Essenciais e PASEO.

Destinatários

Professores dos Grupos 230, 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 520. 

Objetivos

- Contribuir para a reflexão sobre práticas de educação alimentar nas escolas num quadro de educação para a sustentabilidade, em articulação com as Aprendizagens Essenciais e o PASEO. - Articular a temática da alimentação sustentável no contexto dos diversos temas do referencial da educação ambiental para a sustentabilidade e respetivos ODS’s. - Explorar atividades de suporte à operacionalização destes temas. - Promover pedagogias baseadas no pensamento sistémico e na multi, inter e transdisciplinaridade, no uso de abordagens de ensino experimental e a participação em projetos de ação coletiva, como abordagens eficazes em programas educativos sobre de sistemas alimentares, em articulação com as Aprendizagens Essenciais e o PASEO - Criar recursos educativos facilitadores de uma abordagem à educação alimentar no contexto da sustentabilidade. - Capacitar para a construção de projetos e iniciativas de educação que promovam a aproximação aos sistemas alimentares e suportem mudanças comportamentais, no sentido da regeneração dos ecossistemas, tendo por objetivo o desenvolvimento sustentável.

Conteúdos

1ª. Sessão Sessão online síncrona: 2 horas Apresentação: ▪ Apresentação dos formandos e formadores; ▪ Objetivos e metodologias da ação de formação; ▪ Cronograma da ação de formação; ▪ Atividades a desenvolver; ▪ Critérios de avaliação. 2ª. Sessão Sessão online síncrona: 2 horas Enquadramento teórico-prático: ▪ A mudança de foco da educação alimentar e sua relação com a educação para a saúde; ▪ Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (no currículo escolar); ▪ Recuperar, experimentando: o ensino experimental das ciências enquanto potenciador da recuperação das aprendizagens e enquanto abordagem eficaz no contexto de programas educativos sobre alimentação sustentável; ▪ Enquadramento da alimentação sustentável, numa lógica de recuperação dos ecossistemas no âmbito das aprendizagens essenciais e do PASEO; ▪ Temáticas da educação para a sustentabilidade na perspetiva da educação alimentar: o Biodiversidade e serviços dos ecossistemas para a alimentação (Millennium Ecosystem Assessment); o Educação para a produção e consumo sustentável de alimentos (ex: redução do desperdício alimentar) no contexto da economia circular; o Impacto do sistema alimentar nas alterações climáticas. Definição conjunta dos trabalhos a realizar pelos formandos. 3ª Sessão Sessão presencial conjunta: 3 horas Sessão prática: ▪ Exploração de atividades práticas de suporte a uma abordagem à educação alimentar para a sustentabilidade; ▪ Propostas e exploração de recursos educativos no âmbito da educação alimentar para a sustentabilidade e sua dinamização prática; ▪ Relato de aspetos das práticas dos participantes, partilha e debate sobre o material existente; ▪ Apoio à criação de recursos educativos e aos trabalhos a realizar pelos formandos. 4ª. Sessão Sessão online assíncrona: 2 horas Trabalho autónomo dos formandos no âmbito dos trabalhos a desenvolver 5ª. Sessão Sessão online síncrona: 2 horas Orientação tutorial para o desenvolvimento dos trabalhos dos formandos 6ª. Sessão Sessão online assíncrona: 2 horas Trabalho autónomo dos formandos no âmbito dos trabalhos a desenvolver 7ª. Sessão Sessão online síncrona: 2 horas Comunicação e discussão dos trabalhos dos formandos. Avaliação da ação de formação.

Metodologias

Duração de 15 horas: 8 online síncronas + 3 presencias + 4 online assíncronas. Na 1.ª sessão (online síncrona), serão feitas as apresentações e apresentados os conteúdos e objetivos da ação, a plataforma onde serão colocados os materiais de apoio ao curso, os documentos orientadores para os trabalhos a realizar, bem como os critérios de avaliação e o cronograma da ação. Na 2.ª sessão (online síncrona), com um cariz teórico-prático, será realizada a contextualização e enquadramento da temática e serão realizadas atividades práticas demonstrativas, com apresentação e dinamização de recursos educativos, bem como a definição dos trabalhos a desenvolver pelos formandos. A 3.ª sessão será prática, presencial, com apoio à criação de recursos educativos e dos trabalhos. As 4.ª e 6ª sessões (online assíncronas), serão para trabalho autónomo para a realização dos seus trabalhos. A 5.ª (online síncrona) é de apoio e orientação tutorial dos trabalhos individuais dos formandos. A última sessão (online síncrona), far-se-á a partilha, debate e reflexão de projetos, metodologias e práticas, debate e reflexão. Proceder-se-á ainda à avaliação da formação

Avaliação

A avaliação será quantitativa e qualitativa sendo classificada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente os pontos 5. e 6. do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e terá em consideração critérios e ponderações aprovados no Centro de Formação. Participação/realização de tarefas nas sessões (40%); reflexão critica/trabalho final (60%).

Bibliografia

1. Sumner, Jennifer (ed.). (2016). Learning, Food, and Sustainability: Sites for Resistance and Change. New York : Palgrave Macmillan. https://link.springer.com/chapter/10.1057/978-1-137-53904-5_4 2. Elsden-Clifton, J., & Futter-Puati, D. (2015). Creating a health and sustainability nexus in food education: designing third spaces in teacher education. Australian Journal of Environmental Education, 31(1), 86-98 3. Hilimire, k.,Gillon,S., B McLaughlin, B., d-Uribe, B. & Monsen,K. (2014). Food for Thought: Developing Curricula for Sustainable Food Systems Education Programs. Agroecology and Sustainable Food Systems, 38(6), 722-743 https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/21683565.2014.881456

Anexo(s)

educacao-alimentar-saudavel-e-sustentavel_um-processo-chave-na-recuperacao-de-ecossistemas.pdf

Formador

Catarina Schreck Carmo dos Reis

Aurora da Conceição Coelho Moreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-01-2024 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
2 20-01-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
3 23-01-2024 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
4 25-01-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
5 30-01-2024 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
6 08-02-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
7 20-02-2024 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
Início: 16-01-2024
Fim: 20-02-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-118316/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 15 h
Local: Online/ Centro de Interpretação e Ed. Ambiental - Alcobaça