309

O papel da equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva na construção de uma escola inclusiva turma C6/T1

Apresentação

O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas/os práticas pedagógicas, interfaces comunicativas, fundamentos humanistas em que todos são parte do sistema e desenvolvem um diálogo igualitário, um pensamento e uma consciência próprios. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha orientem os agentes educativos para a inclusão. As Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) têm um papel fundamental para a criação desses mesmos ambientes. Esta ACD pretende fomentar as experiências de partilha e reflexão do trabalho desenvolvido pelos diferentes AE/ENA do CFAE dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré.

Destinatários

Técnicos especializados pertencente às EMAEI dos AE/ENA do CFAECAN

Objetivos

Construir conhecimento para a melhoria da ação a partir da partilha de outras práticas desenvolvidas por equipas da área do CFAE dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré; Aprofundar práticas de implementação da intervenção multinível, diferenciação pedagógica; trabalho de projeto; articulação entre aprendizagens essenciais e perfil dos alunos à saída da escolaridade; avaliação para as aprendizagens; Aprofundar a reflexão sobre o papel dos professores de educação especial no contexto duma educação inclusiva, bem com o papel dos psicólogos e outros técnicos, para uma visão holística e integrada de ação educativa e pedagógica especializada; Aprofundar o conhecimento da comunidade docente dos vários agrupamentos para a implementação eficaz das medidas universais previstas no Dec. Lei n.º 54/2018

Conteúdos

O papel e ação das EMAEI no contexto mais geral da promoção da educação para todos, na equidade da ação pedagógica e na sensibilização para práticas de diferenciação e gestão curricular. Partilha e reflexão decorrentes da ação das diferentes EMAEI do CFAE dos concelhos de Alcobaça e Nazaré.

Avaliação

A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD.

Bibliografia

Direção-Geral da Educação, 2018. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Dec. Lei n.º 54/2018 de 6 julho; Dec. Lei n.º 55/2018 de 6 julho; DGE (2018). Manual de Apoio à Prática; https://afc.dge.mec.pt/

Formador

Carlos Alberto da Pedreira Simões

Salomé da Silva Pedro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-11-2022 (Terça-feira) 17:30 - 20:45 3:15 Online síncrona
2 12-12-2022 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 08-11-2022
Fim: 12-12-2022
Acreditação: ASPND1- 2022-2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Não docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Online