O papel da equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva na construção de uma escola inclusiva turma C6/T1
Apresentação
O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas/os práticas pedagógicas, interfaces comunicativas, fundamentos humanistas em que todos são parte do sistema e desenvolvem um diálogo igualitário, um pensamento e uma consciência próprios. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha orientem os agentes educativos para a inclusão. As Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) têm um papel fundamental para a criação desses mesmos ambientes. Esta ACD pretende fomentar as experiências de partilha e reflexão do trabalho desenvolvido pelos diferentes AE/ENA do CFAE dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré.
Destinatários
Técnicos especializados pertencente às EMAEI dos AE/ENA do CFAECAN
Objetivos
Construir conhecimento para a melhoria da ação a partir da partilha de outras práticas desenvolvidas por equipas da área do CFAE dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré; Aprofundar práticas de implementação da intervenção multinível, diferenciação pedagógica; trabalho de projeto; articulação entre aprendizagens essenciais e perfil dos alunos à saída da escolaridade; avaliação para as aprendizagens; Aprofundar a reflexão sobre o papel dos professores de educação especial no contexto duma educação inclusiva, bem com o papel dos psicólogos e outros técnicos, para uma visão holística e integrada de ação educativa e pedagógica especializada; Aprofundar o conhecimento da comunidade docente dos vários agrupamentos para a implementação eficaz das medidas universais previstas no Dec. Lei n.º 54/2018
Conteúdos
O papel e ação das EMAEI no contexto mais geral da promoção da educação para todos, na equidade da ação pedagógica e na sensibilização para práticas de diferenciação e gestão curricular. Partilha e reflexão decorrentes da ação das diferentes EMAEI do CFAE dos concelhos de Alcobaça e Nazaré.
Avaliação
A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD.
Bibliografia
Direção-Geral da Educação, 2018. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Dec. Lei n.º 54/2018 de 6 julho; Dec. Lei n.º 55/2018 de 6 julho; DGE (2018). Manual de Apoio à Prática; https://afc.dge.mec.pt/
Formador
Carlos Alberto da Pedreira Simões
Salomé da Silva Pedro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-11-2022 (Terça-feira) | 17:30 - 20:45 | 3:15 | Online síncrona |
2 | 12-12-2022 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |