294

Orientações Curriculares das novas AE de Matemática no 3.º Ciclo e as consequências para o Ensino da Matemática _ Parte I turma C16/T1

Apresentação

No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, em agosto de 2021 foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (Despacho n.º 8209/2021, de 19 de agosto) que entrarão em vigor a partir do ano letivo: a) 2022/2023, no que respeita aos 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade; b) 2023/2024, no que respeita aos 2.º, 4.º, 6.º e 8.º anos de escolaridade; c) 2024/2025, no que respeita ao 9.º ano de escolaridade. Tendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 500 para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática no Ensino Básico, procurar-se-á desenvolver uma formação focada em aspetos específicos das novas AE de Matemática para o Ensino Básico (AE, 2021), destacando o que de mais significativo e novo existe nestes documentos curriculares.

Destinatários

Professores do grupo 500

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

No final da formação, os professores participantes devem: - Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico, o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática; - Estar dotados do conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Básico; - Realizar práticas de ensino de Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização e consequente reflexão, em contextos de trabalho colaborativo, tornando-se sensíveis e capazes de resolução para os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o 3.º ciclo do Ensino Básico.

Conteúdos

Partilha e reflexão em contexto de replicação da formação “Aprendizagens Essenciais da Matemática para o 3.º ciclo do Ensino Básico” cujos conteúdos são os seguintes: Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico expressas nas novas AE 2021 - Caracterização das novas AE de Matemática - Articulação entre os temas nas novas AE de Matemática - Reflexos dos princípios nas opções curriculares das novas AE de Matemática Serão propostas tarefas que permitirão trabalhar as novas AE segundo diversos ângulos. Articulação entre diferentes temas matemáticos e capacidades matemáticas transversais, incorporando as capacidades e atitudes gerais transversais - Conteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) que uma dada tarefa preferencialmente pode promover - Análise de produções de alunos - Feedback oral e escrito a fornecer pelo professor - Recursos, em particular tecnológicos, e suas potencialidades Serão propostas tarefas de formação constituídas por tarefas a propor aos alunos, e um conjunto de questões que incidem sobre o ensino da Matemática, a partir das características da tarefa dos alunos, de produções de alunos, de episódios de sala de aula, de notas de campo de aulas realizadas no âmbito da operacionalização destas novas AE. Práticas de ensino promotoras do desenvolvimento integrado de temas matemáticos, capacidades matemáticas transversais e capacidades e atitudes gerais transversais: - Planificação (objetivos de aprendizagem, tarefas, formas de as explorar e recursos, em particular ferramentas tecnológicas) - Operacionalização (dinâmica da aula; papel do professor e dos alunos, discussão em grande grupo) - Reflexão (aprendizagens realizadas, dificuldades reveladas pelos alunos e ações do professor, identificação de aspetos a melhorar, causas e aperfeiçoamentos para futuro).

Avaliação

A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD.

Bibliografia

Educação e Matemática, 158 - Educação e Matemática, 162 - NCTM (2017). Princípios para a ação. Lisboa: APM. - Ponte, J. P., Quaresma, M., & Mata Pereira, J. (2020). Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? Educação e Matemática, 156, 7-11. - Veloso, E. (2012). Simetria e transformações geométricas. Lisboa: APM.

Anexo(s)

Orientações Curriculares das novas AE de Matemática no 3.º Ciclo e as consequências para o Ensino da Matemática _ Parte I

Observações

Atenção: Alargámos o prazo de inscrições até ao dia 21/10/2022

Formador

Ana Cristina Silva Neves

Maria da Conceição Coelho Besteiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-10-2022 (Terça-feira) 15:30 - 17:00 1:30 Online síncrona
2 08-11-2022 (Terça-feira) 15:30 - 17:00 1:30 Online síncrona
3 22-11-2022 (Terça-feira) 15:30 - 17:00 1:30 Online síncrona
4 06-12-2022 (Terça-feira) 15:30 - 17:00 1:30 Online síncrona
Início: 18-10-2022
Fim: 06-12-2022
Acreditação: ACD5-2022/2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Online