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A Articulação Curricular e os DAC na recuperação das aprendizagens dos alunos turma 2

Apresentação

A publicação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que define os princípios de organização do currículo dos ensinos básico e secundário, bem como do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da Educação Inclusiva, visa permitir às escolas a gestão do currículo, de forma autónoma, flexível, atendendo ao meio em que se inserem, de modo a que todos os alunos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Os DAC são um dos instrumentos que permitem a adequação do currículo às exigências do século XXI, contribuindo para o desenvolvimento de aprendizagens de qualidade, enquanto respostas efetivas às necessidades educativas de todos os alunos.

Destinatários

Professores do1.º 2.º e 3º Ciclos/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial.

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Desenvolver competências para que a gestão autónoma e flexível do currículo conduza à aquisição das competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Promover o trabalho colaborativo entre professores. Identificar os Domínios de Autonomia Curricular como uma das opões curriculares das escolas, no âmbito do Decreto-Lei n.º 55/2018. Compreender os diferentes tipos e níveis de integração curricular; Desenvolver competências para a elaboração de Domínios de Autonomia Curricular, de acordo com as Aprendizagens Essenciais e com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Conteúdos

Autonomia e Flexibilização Curricular: enquadramento teórico e legal ; Níveis de integração curricular: disciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade; Reflexão e partilha de práticas do AE relacionadas com articulação curricular e DAC; Planificação, Abordagens e Concretização de Domínios de Autonomia Curricular; O eixo 1.2.6. do Plano de Recuperação de Aprendizagens.

Avaliação

A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD.

Bibliografia

Direção-Geral da Educação, 2018. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho

Anexo(s)

Observações

Sessão 1 - 9h30min - preferencialmente para diretores de turma de 2.º ciclo

Formador

Salomé da Silva Pedro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-09-2022 (Quinta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 08-09-2022
Fim: 08-09-2022
Acreditação: ACD1-2022/2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária D. Inês de Castro, AE de Cister