Docente/aluno e o processo relacional: das causas emocionais às consequências para a construção do contexto ensino e melhoria das aprendizagens turma 2_AEBenedita
Apresentação
Ano Escolar 2022_2023_ novos desafios e oportunidades 10:00_ Abertura e boas vindas - Diretores (as) dos AE/ENA e diretora do CFAE 10:30 - Conferência - Professora Doutora Maria João Santos "Docente/aluno e o processo relacional: das causas emocionais às consequências para a construção do contexto ensino aprendizagem" ... Educar é uma atividade exercida por educadores para outros a quem chamamos educandos. Este processo exige uma coisa ”vulgar” que se designa de relação e esta, para acontecer, subentende um conjunto de sistemas de regulação e reconhecimento de processo de significação dos acontecimentos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Refletir acerca do processo relacional professor/aluno Docente/aluno: das causas emocionais às consequências para a construção do contexto ensino aprendizagem.
Conteúdos
Ano Escolar 2022_2023_ Novos desafios e oportunidades 10:00_ Abertura e boas vindas - Diretores (as) dos AE/ENA e diretora do CFAE 10:30 - Conferência; Docente/aluno e o processo relacional: das causas emocionais às consequências para a construção do contexto ensino aprendizagem. Professora Doutora Maria João Santos Educar é uma atividade exercida por educadores para outros a quem chamamos educandos. Este processo exige uma coisa ”vulgar” que se designa de relação e esta, para acontecer, subentende um conjunto de sistemas de regulação e reconhecimento de processo de significação dos acontecimentos. Como é possível transmitir algo que ainda possa estimular o desejo de saber? Como podem os professores transmitir alguma coisa que dê vontade ao aluno de querer saber face às incertezas do futuro e à instabilidade do presente que aumenta a crise da transmissão? Vamos centrar-nos noutro lugar desta reflexão: a pessoa do professor, detentor do saber e não da informação. Conceito de orçamento físico; A pessoa do professor, falando de pessoas; O afeto, fonte de todas as tristezas e alegrias; A previsão; Cérebro social. E, ainda, perceber de que forma os ciclos de significação negativa dos acontecimentos, uma vez que fomentam no indivíduo o desenho interior e exterior de crenças e comportamentos desadequados, se revelam prejudiciais no confronto e superação de circunstâncias.
Avaliação
A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD.
Observações
Conferencista: Professora Doutora Maria João Pinto Sousa Santos