238

CAF 2020 Educação: áreas de melhoria no Agrupamento de Escolas de Cister turma B22/T1

Apresentação

A Lei 31/2002 de 20 de dezembro aprovou o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, definindo orientações gerais para a autoavaliação e para a avaliação externa. Em 2008, veio o Decreto-Lei nº 75/2008 relativo à autonomia, administração e gestão das Escolas, reforçar a referida metodologia, instituindo o relatório de autoavaliação enquanto instrumento de autonomia e de prestação de contas referente à concretização dos objetivos do projeto educativo. A implementação de modelos de autoavaliação CAF – Common Assessment Framework, recentemente revista para a versão 2020, permite o recurso aos modelos específicos da qualidade desenhados para a Administração Pública Europeia, posicionando as Escolas, através da CAF, no “estado de arte” da qualidade em serviços públicos e no acesso a uma rede vasta de partilha de experiências europeias, mediante o EIPA – European Institute for Public Administration. A pertinência do presente projeto formativo centra-se no desenvolvimento de um Sistema da Qualidade que represente a estratégia organizacional dos Agrupamentos/Escolas participantes na adoção nos princípios transversais de uma Cultura da Qualidade, considerando as atuais referências nos domínios de atuação e mudança das Organizações da Administração Pública. Mediante os instrumentos de autoavaliação instituídos pelo Modelo Europeu da Administração Pública – CAF pretende-se desenvolver o diagnóstico de desempenho organizacional e instituir uma ferramenta de gestão específica do sector público de forma a construir projetos de mudança sustentados, desenvolvendo uma cultura de serviço público orientado para a comunidade educativa.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Conteúdos

Apresentação à Comunidade Educativa dos resultados do Curso de Formação "CAF 2020 - Excelência Organizacional "

Bibliografia

• Referenciais normativos internacionais ISO – International Standard Organization: NP EN ISO 9001, 14001, NP 4397, SA 8000 – Instituto Português da Qualidade • EIPA – European Institute for Public Administration – CAF and Education – www.eipa.eu/en/topic/show/&tid=191 • DGAEP - www.caf.dgaep.gov.pt/ - Guião de Auto-avaliação, Esquema 10 passos para a Auto-avaliação, Apresentação da CAF, Folheto da CAF2006; EFQM leading excellence - http://www.efqm.org • OECD - http://www.oecd.org/edu/ceri/governingcomplexeducationsystemsgces.htm Governing Education in a Complex World e Education Governance in Action • OECD Measuring Innovation in Education - http://www.oecd.org/edu/ceri/measuring-innovation-in-education.htm

Formador

Ana Rita Almeida Barreto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-06-2022 (Terça-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 28-06-2022
Fim: 28-06-2022
Acreditação: ACD22 - 2021/2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária D. Inês de Castro, Alcobaça - AE Cister