Melhoria contínua de procedimentos para uma Escola (mais) Inclusiva: II -Modelos de atendimento à diferença e desafios à identidade do docente de educação especial turma B18/T1
Apresentação
A presente ação inscreve-se no plano de ação da EMAEI do AECister, particularmente no que respeita à capacitação dos seus docentes e não docentes para a adoção de práticas educativas (mais) inclusivas. Num Agrupamento de Escolas tão vasto, com uma população estudantil tão heterogénea, é essencial capacitar os nossos técnicos e professores para práticas de diferenciação pedagógica efetivamente inclusivas e, em particular, os docentes de Educação Especial. Tratam-se de profissionais com um papel muito importante não apenas no que diz respeito ao apoio direto aos alunos e turmas, como no que concerne ao suporte técnico a docentes e Conselhos de Turma, à forma como se articulam com as famílias, terapeutas e stakeholders privilegiados do AECister. Esta ação estrutura-se a partir de reuniões gerais integradas no horário de RCP, agregando todos os docentes de Educação Especial. A partir dos tópicos elencados, estas reuniões terão um caráter formativo, sendo composto por um primeiro momento mais formal e um segundo mais focado em partilha de boas práticas.
Destinatários
Professores de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Cister
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Promover uma visão integrada e holística sobre a inclusão no AECister; - Rever o conhecimento científico e práticas baseadas em evidência mais atuais no que respeita à inclusão; - Incentivar a colaboração e co-responsabilização dos diferentes intervenientes para uma escola mais inclusiva; - Contactar com ferramentas e metodologias práticas de trabalho e de organização de serviços/ estruturas de apoio à inclusão.
Conteúdos
Modelos de atendimento à diferença e desafios à identidade do docente de educação especial (1,5h) Intervenção nas dificuldades específicas de aprendizagem – da teoria à prática (leitura/escrita) (1,5h)
Bibliografia
- Alves, R., A. & Leite, I., (2021) Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) Manual do Curso - Booth, T., Ainscow, M. (2002). Index para a inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. LaPEADE. Cintra: Cidadões do Mundo - Decreto-lei n.º 54/2018, 6 de julho. Diário da República n. 129/2018 – I Série. Lisboa: Ministério da Educação. - Decreto-lei n.º 55/2018 de 6 de julho. Diário da República nº 129/2018 – I Série. Lisboa: Ministério da Educação. - Ferreira, M., Prado, S. A., Cadavieco, J. F. (2017). Educação inclusiva: o professor como epicentro do processo de inclusão. Revista de Educación Inclusiva, 1, 8-10. - Moura, O., Pereira, M., & Simões, M. R. (Eds). (2018). Dislexia: Teoria, Avaliação e Intervenção. Lisboa: Lidel/Pactor. - Pereira, F., Crespo, A., Trindade, A. R., Cosme, A., Croca, F., Breia, G.,Carvalho, M. (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE) - Rodrigues, D. (2015). Equidade e Educação Inclusiva. Porto: Profedições. - Rocha, A. P. (2016). A escola inclusiva: desafios. Lisboa: Inspeção-Geral da Educação e Ciência.
Formador
Tatiana Luísa Pinho Fernandes Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-01-2022 (Quarta-feira) | 15:00 - 16:30 | 1:30 | Presencial |
2 | 02-03-2022 (Quarta-feira) | 15:00 - 16:30 | 1:30 | Presencial |