Ação de Sensibilização para o referencial de Competências Digitais para Alunos do 1ºCEB turma C20/A1
Apresentação
A versão preliminar do Referencial de Competências Digitais para o 1ºCEB foi concebido e enquadrado nas ações de I&D previstas no Projeto Escol@s Digitais, iniciado em 2021 com a finalidade de apoiar a transformação digital em todas as escolas do 1.º CEB da rede pública municipal da Amadora. Este referencial foi desenvolvido por um conjunto de professores do 1.º CEB do concelho da Amadora tendo como base as “Orientações Curriculares de TIC no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. De acordo com n.º 3 do artigo 13 do Decreto-Lei n.o 55/2018, de 6 de julho, a componente de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), constitui-se como “uma componente de integração curricular transversal potenciada pela dimensão globalizante do ensino no 1.º ciclo de escolaridade, de natureza instrumental e de suporte às aprendizagens a desenvolver em todas as componentes do currículo”. Visando constituir uma ajuda concreta e efetiva ao trabalho que os professores se propõem realizar com tecnologias, foi nessa perspetiva que o referencial foi concebido, constituindo, portanto, uma proposta de operacionalização das Orientações Curriculares TIC para o 1.º CEB acima referidas. Para enquadrar todo este processo também à luz das novas exigências sociais e culturais, foram consideradas as recomendações e iniciativas em curso no âmbito do reforço da “capacitação digital”, considerando, no entanto, de forma muito particular a especificidade que caracteriza o contexto educativo e, consequentemente, as práticas e os processos formais de aprendizagem que ocorrem em contexto escolar, assim como as aquisições que os alunos são capazes de realizar num determinado momento do seu desenvolvimento.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Sensibilização dos docentes para a construção do referencial salientando a natureza evolutiva do documento que, procura constituir uma ajuda concreta e efetiva ao trabalho que os professores se propõem realizar com tecnologias, propondo estimular novos processos de discussão sobre o que pode e deve ser feito pelos professores para garantir que os alunos desenvolvam e mobilizem competências digitais em contexto escolar, de forma intencional e incremental. Como se prevê uma revisão periódica do referencial, com base no trabalho a desenvolver no terreno e recorrendo às sugestões que os próprios professores e outros interessados façam chegar à equipa esta ACD tem por objetivo recolher ideias que possam enriquecer a construção do referencial.
Conteúdos
Os princípios orientadores para a construção do referencial traduziram-se na identificação de 4 domínios de competência digital que, tal como preconizado nas orientações curriculares, concorrem para o desenvolvimento das competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: I – Segurança, Responsabilidade e Respeito - capacidade para usar ferramentas e recursos digitais com segurança, respeitando as normas de utilização e de comportamento previamente definidas com o apoio do professor. II – Investigar e Pesquisar - capacidade de pesquisar, selecionar, analisar e tratar a informação no contexto de atividades investigativas previamente definidas com o apoio do professor. III – Comunicar e Colaborar - capacidade de comunicar, interagir e colaborar usando ferramentas e ambientes de comunicação em rede previamente selecionados com o apoio do professor. IV – Criar e Inovar - capacidade de aplicar o pensamento computacional para gerar ideias, criar artefactos digitais e encontrar soluções para a resolução de problemas previamente identificados com o apoio do professor. Para além destes quatro domínios de competência, que também se encontram no ciclo de escolaridade subsequente, apresenta-se também a definição de níveis de progressão e de desenvolvimento das competências digitais a adquirir ao longo do 1.º CEB. Assim, apresenta-se o estabelecimento das competências na área do digital a adquirir pelos alunos deste nível de escolaridade, com discriminação explícita de conhecimentos, capacidades e atitudes, organizadas em duas etapas distintas do 1.º CEB: a primeira etapa, contemplando as competências digitais visadas ao longo dos primeiros dois anos de escolaridade; e a segunda etapa, estabelecendo as competências digitais visadas para os dois últimos anos de escolaridade do 1.º CEB.
Bibliografia
Martins, G.; Gomes, C.; Brocardo, J.; Pedroso, J.; Carrillo, J.; Silva, L.; Encarnação, M.M; Horta, M. J; Calçada, M.T.; Nery, R.; Rodrigues, S. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação (DGE). https://escolasdigitais.ie.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2022/02/Referencial_CD_v1.pdf
Observações
A ACD decorrerá no dia 22 de junho entre as 17:15H e as 20:15H em regime online.
Formador
Ana Paula das Neves Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-06-2022 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |