Documentos colaborativos, inquéritos e apresentações na web turma C12/A1
Apresentação
É cada vez mais importante a partilha de informação e de documentação por meios digitais. Esta formação pretende por os formandos a trabalhar em espaços virtuais remotos (cloud) em contacto com ferramentas para partilha e edição da informação exigidas no contexto educacional, proporcionando aos professores a utilização de aplicações digitais que lhes permitam criar, explorar, editar e exportar diversos exercícios digitais, de modo muito prático e eficaz e a produção de exercícios educativos de natureza e aplicação diversas. Esta oficina assume especial importância no contexto atual e surge da necessidade urgente de responder aos desafios e necessidades de melhorar as competências dos docentes em recursos educativos digitais que lhes permitam planificar e desenvolver práticas de Ensino à Distância.
Destinatários
Educadores de Infância, professores do Ensino Básico e Secundário e Professores da Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do Ensino Básico e Secundário e Professores da Educação Especial.Para efeitos de aplicação do artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do Ensino Básico e Secundário e Professores da Educação Especial .No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 17 de fevereiro/21 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente..
Objetivos
- Contribuir para o desenvolvimento das competências dos professores em relação à utilização das TIC, através do recurso a ambientes virtuais de aprendizagens; - Contribuir para que a utilização pedagógica das TIC se integre efetivamente no processo de ensino e aprendizagem, estimulando o trabalho colaborativo e contribuindo para responder às necessidades individuais dos alunos; - Favorecer a seleção e organização de um conjunto de recursos e materiais de apoio ao desenvolvimento do trabalho de professores para apoio aos alunos à distância; - Contribuir para a criação de uma atitude colaborativa através da comunicação e da partilha de recursos e práticas; - Capacitar os professores para atuarem eficazmente com as tecnologias e de revelarem capacidade de aprofundar e desenvolver as suas competências neste domínio; - Criar e distribuir conteúdos em ambientes virtuais remotos; - Partilhar em segurança conteúdos armazenados em ambientes virtuais e remotos; - Incentivar a utilização de uma plataforma de gestão de conteúdos.
Conteúdos
Ambientes virtuais de armazenamento e manipulação de objetos I (1.45 H) • Entrada nos sistemas tecnológicos de suporte à oficina de formação (Moodle e Google Chrome); • Apresentação dos participantes, formandos/formador através de uma atividade inicial (Padlet); • Exemplos de aplicação de um Padlet; • Como construir um Padlet? • Apresentação da oficina de formação com recurso ao Prezi. Ambientes virtuais de armazenamento e manipulação de objetos II (1.30 H) • Elaboração de uma apresentação recorrendo ao Prezi; • Apresentação do recurso digital Bitable: como criar, editar e partilhar um vídeo com este recurso. Documentos digitais elaborados e partilhados em espaços remotos I (1.30 H) • Aplicações do Google Chrome (Documentos, folha de cálculo e apresentações); • Uploads e downloads de documentos para o Drive; • Partilha de documentos e metodologias de trabalho com estas ferramentas. • Documentos digitais elaborados e partilhados em espaços remotos II (1.30 H) • Formulários e questionários online do Google: (Construção e partilha). Documentos digitais elaborados e partilhados em espaços remotos III (1.30 H) • Implementação e distribuição de questionários usando o Socrative. • Ted-Lesson I (1.30 H) • Implementação de uma atividade de aprendizagem com recurso ao Ted Lesson. • Ted-Lesson II (1.30 H) • Implementação de uma atividade de aprendizagem com recurso ao Ted Lesson (continuação). Final (1.45 H) • Apresentação dos trabalhos/atividades desenvolvidos pelos formandos • Autoavaliação e Avaliação da formação
Metodologias
Presencial Como metodologia de trabalho salienta-se a preocupação em promover uma ação de formação participada, valorizando na mesma, uma vertente de trabalho ativa, de experimentação, exploração e aplicação. O espaço educativo virtual estará estruturado de acordo com as 8 sessões presenciais/síncronas (12,5 horas), assentes na plataforma Moodle e tendo por base a videoconferência, intercaladas com sessões de trabalho autónomo /assíncronos. Nota: Esta oficina será realizada à distância (sessões síncronas e assíncronas) nos termos da Carta Circular no 1/2020 CCFCP - março de 2020 Trabalho autónomo No trabalho autónomo/assíncrono (12,5) pretende-se que os formandos apliquem os conteúdos abordados através da realização de exercícios práticos num ambiente colaborativo, de partilha e reflexão. A exploração das sessões será feita de uma forma gradual e sequencial. Cada sessão terá associado um conjunto de tarefas, previamente definidas pela formadora, tendo como base a prática docente e o ensino e aprendizagem dos alunos, as quais serão tornadas visíveis e acessíveis aos participantes de acordo com o desenrolar das atividades e manter-se-ão visíveis até ao final da ação. Em cada sessão serão explicitados os seguintes aspetos: objetivos, a duração estimada de cada atividade; os recursos fornecidos aos formandos para a concretização das atividades propostas, sempre numa ligação aos contextos de intervenção dos formandos. Este trabalho pode ser coadjuvado pelo formador mediante os meios de comunicação síncronos e assíncronos (videoconferência, chat e fórum) disponibilizados na plataforma Moodle.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei no 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho no 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.o 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base: - Participação/contributos E realização das tarefas nas sessões (2.5 valores) 25% - Trabalho de aplicação de conteúdos e realização dos trabalhos e atividades propostos (6 valores) 60% - Relatório final/reflexão crítica (1.5 valores) 15%
Bibliografia
Franco, C. (2013). A Utilização de Recursos Educativos Digitais na Sala de Aula: Um Componente Fundamental no Ensino? Acedido através de https://run.unl.pt/bitstream/10362/13761/1/Tese%20RED%20CatarinaFranco.pdf em 31/07/2019 Hokama, M. S. (2016). Análise de recursos educativos digitais em um curso e-learning. Dissertação de Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade de Lisboa. Acedido através https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/29595/1/ulfpie051406_tm.pdf Jornal Oficial da União Europeia (2018). Retirado em 31/05/2019 de https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/? uri=CELEX:32018H0604(01)&from=EN Rocha, A. P. (2017). AVALIAÇÃO FORMATIVA.UM ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTO BLEARNING. Relatório de investigação de Pós-Doutoramento na Especialidade: Educação a distância e e-learning da Universidade Aberta. Acedido através de https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/7234/1/Relat%C3%B3rio%20final.PostDoc.APRocha.UA.pdf em 09/09/2020 Tori, R. (2010). A presença das tecnologias interativas na educação, ReCet, Vol II, no1, Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP acedida através de https://revistas.pucsp.br/ReCET/article/viewFile/3850/2514 em 31/07/2019.
Anexo(s)
Observações
O Google Workspace for Education (GWfE) é uma plataforma digital com inúmeras ferramentas educativas, baseadas em cloud computing e indicadas para todos os níveis de ensino. Além dos acessos, também é possível carregar e produzir materiais educativos, agilizar processos, promover a colaboração entre professores e alunos, criar apresentações, planificar, avaliar, entre tantas outras possibilidades. Entre outras vantagens, a maioria das ferramentas disponibilizadas pelo GWfE potencializam as metodologias ativas em educação e a sua utilização poderá ser muito vantajosa na otimização de cenários inovadores de aprendizagem. Apesar desta plataforma ser utilizada por uma grande maioria de agentes educativos, raramente se utilizam todas as suas potencialidades e ferramentas disponíveis. Esta ação, inserida no Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) do Agrupamento de Escolas de Cister, pretende fomentar a correta e eficaz utilização de todas as aplicações e ferramentas disponíveis, tais como o Google Drive, Docs, Slides, Google Classroom, entre tantas outras.
Formador
Manuel Vicente Silva Cunha Calado
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-02-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 09-02-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
3 | 16-02-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
4 | 23-02-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
5 | 16-03-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |