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Análise crítica sobre a implementação de práticas da felicidade na escola turma B13/T1

Apresentação

Os preocupantes dados nacionais relativos à saúde mental dos atores escolares elevam a necessidade de desenvolver novas práticas educativas. A Educação Positiva é uma abordagem que combina aprendizagem académica com educação do caráter e bem-estar. Promove virtudes tais como otimismo, resiliência, esperança, propósito de vida, mentalidade de crescimento, comportamentos saudáveis de relação consigo, os outros e o planeta. É baseada na ciência do bem-estar, que se tem afirmado como área cientifica de impacto nacional e internacional. Um currículo escolar que incorpore o bem-estar idealmente prevenirá a depressão, aumentará a satisfação com a vida, incentivará a responsabilidade social, promoverá a criatividade e fomentará a aprendizagem.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Analisar e aprofundar as especificidades da implementação das intervenções de Psicologia Positiva abordadas no Curso de Formação, nomeadamente: 1.Concretizar estratégias para aumentar o seu bem-estar psicológico e físico, bem como o de alunos e outros atores escolares; 2.Desenvolver estratégias de resposta consciente e mecanismos de atenção sustentada e plena; 3.Utilizar estratégias que facilitem relações intra e interpessoais harmoniosas e pacificadoras; 4.Potenciar e aplicar as forças e virtudes pessoais em prol do bem-comum; 5.Usar as emoções positivas e o propósito de vida como instrumentos para uma vida plena; 7.Desenvolver programas socioeducacionais na área da educação positiva.

Conteúdos

Análise crítica, reflexão e planeamento da implementação de práticas da felicidade na escola , tendo como referência as propostas do Manual "Aulas de Bem-Estar Pessoal para os 2º e 3º Ciclos e Secundário" (Cf. Bibliografia)

Bibliografia

Boniwell, L., & Ryan, L. (2102). Aulas de Bem-Estar Pessoal para os 2º e 3º Ciclos e Secundário. Edição Interviver. Tradução Reca de Sousa,

Formador

Sara Margarida da Silva Oliveira Forte Midões

Helena Águeda Marujo

Início: 10-05-2022
Fim: 10-05-2022
Acreditação: ACD15-2021/2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Online, nos termos da Carta Circular do CCPFC nº5/2021