Análise crítica sobre a implementação de práticas da felicidade na escola turma B13/T1
Apresentação
Os preocupantes dados nacionais relativos à saúde mental dos atores escolares elevam a necessidade de desenvolver novas práticas educativas. A Educação Positiva é uma abordagem que combina aprendizagem académica com educação do caráter e bem-estar. Promove virtudes tais como otimismo, resiliência, esperança, propósito de vida, mentalidade de crescimento, comportamentos saudáveis de relação consigo, os outros e o planeta. É baseada na ciência do bem-estar, que se tem afirmado como área cientifica de impacto nacional e internacional. Um currículo escolar que incorpore o bem-estar idealmente prevenirá a depressão, aumentará a satisfação com a vida, incentivará a responsabilidade social, promoverá a criatividade e fomentará a aprendizagem.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Analisar e aprofundar as especificidades da implementação das intervenções de Psicologia Positiva abordadas no Curso de Formação, nomeadamente: 1.Concretizar estratégias para aumentar o seu bem-estar psicológico e físico, bem como o de alunos e outros atores escolares; 2.Desenvolver estratégias de resposta consciente e mecanismos de atenção sustentada e plena; 3.Utilizar estratégias que facilitem relações intra e interpessoais harmoniosas e pacificadoras; 4.Potenciar e aplicar as forças e virtudes pessoais em prol do bem-comum; 5.Usar as emoções positivas e o propósito de vida como instrumentos para uma vida plena; 7.Desenvolver programas socioeducacionais na área da educação positiva.
Conteúdos
Análise crítica, reflexão e planeamento da implementação de práticas da felicidade na escola , tendo como referência as propostas do Manual "Aulas de Bem-Estar Pessoal para os 2º e 3º Ciclos e Secundário" (Cf. Bibliografia)
Bibliografia
Boniwell, L., & Ryan, L. (2102). Aulas de Bem-Estar Pessoal para os 2º e 3º Ciclos e Secundário. Edição Interviver. Tradução Reca de Sousa,
Formador
Sara Margarida da Silva Oliveira Forte Midões
Helena Águeda Marujo