Avaliação formativa das aprendizagens com recurso a ferramentas digitais turma C16/A1
Apresentação
Pretende-se com esta Ação que os formandos contactem com os objetivos das competências digitais para educadores, definidas pela União Europeia (European Framework for the Digital Competence of Educators) no que diz respeito em particular à Área da Avaliação e as integrem nos documentos normativos portugueses.
Destinatários
Educadores de Infância, professores do Ensino Básico e Secundário e de Educação Especial.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do Ensino Básico e Secundário e de Educação Especial.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Pretende-se que os professores sejam capazes de: - conhecer métodos e estratégias digitais para desenvolvimento da avaliação em contexto educativo; - desenvolver competências ao nível do uso de tecnologias digitais para avaliação formativa e sumativa através de recursos diversificados e inovadores; -construir rubricas utilizando ferramentas digitais.
Conteúdos
A importância da avaliação formativa nos processos de ensino/aprendizagem e o seu enquadramento nos normativos legais. O DigCompEdu e a Avaliação Pedagógica (digital). Princípios e propósito da Avaliação Pedagógica; feedback de qualidade; critérios de avaliação; rubricas de avaliação. Utilização de ferramentas digitais na construção de rubricas de avaliação. Apresentação de aplicações que permitem a criação de atividades para avaliação formativa: Socrative, Plickers, Kahoot, Quizizz, Nearpod, Edpuzzle,, Flipgrid, TEDEd … (Serão escolhidas as ferramentas que melhor se adaptem ao grupo de formandos selecionado, tendo em conta a(s) plataforma(s) LMS adoptadas pelo Agrupamento de Escolas/Escola Não Agrupada de origem.)
Bibliografia
Brookhart, S. (2013). How to create and use rubrics for formative assessment and grading. Alexandria, VA: ASCD. Redecker, C. European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Punie, Y. (ed). EUR 28775 EN. Publications Office of the European Union, Luxembourg, 2017, ISBN 978-92-79-73494-6, doi:10.2760/159770, JRC107466
Formador
Salomé da Silva Pedro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-03-2022 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 29-03-2022 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |