Trabalho colaborativo com ferramentas digitais turma C18/A1
Apresentação
Com o desenvolvimento desta ACD pretende-se que os docentes acedam e aprofundem conhecimentos acerca das diferentes Plataformas/ Ferramentas/aplicações Digitais e da sua aplicação prática na atividade docente em contexto de Ensino e Aprendizagem à Distância. Tem ainda como objetivo melhorar os circuitos comunicacionais entre todos os intervenientes a diferentes níveis (docentes, alunos, famílias, estruturas de gestão e coordenação). Melhorar as condições e práticas de trabalho colaborativo entre profissionais e estruturas de administração e gestão.
Destinatários
Educadores de Infância, professores do Ensino Básico e Secundário e de Educação Especial.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, professores do Ensino Básico e Secundário e de Educação Especial.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Murais colaborativos (Padlet, Wakelet,…) Trabalho colaborativo recorrendo a ferramentas associadas às plataformas LMS adoptadas pelas escolas associadas (Google Classroom: Google Docs, Google Slides e Jamboard; MSTeams: OneNote, Word e PowerPoint; Moodle: fóruns, …). Serão escolhidas as ferramentas que melhor se adaptem ao grupo de formandos selecionado, tendo em conta a(s) plataforma(s) LMS adoptadas pelo Agrupamento de Escolas/Escola Não Agrupada de origem.
Conteúdos
Padlet Ferramentas da Google: Google Drive; Google contactos; Gmail. Pesquisa de informação. Segurança da Informação.
Avaliação
A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD.
Observações
dinamizada pela Doutora Ana Paula das Neves Santos
Formador
Ana Paula das Neves Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-03-2022 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 23-03-2022 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |