190

Metodologias e Práticas de Integração de Crianças Não Acompanhadas turma B8/T1

Apresentação

Perante o cenário de acolhimento e integração de crianças e jovens não acompanhadas, esta ACD vem proporcionar aos docentes e outros profissionais de educação aprofundar a compreensão de necessidades dessas crianças e jovens estrangeiras não acompanhadas acolhidas em Portugal, reconhecendo e valorizando intervenções e práticas educativas promotoras de direitos humanos, da interculturalidade e da diversidade.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores de todos os grupos de recrutamento e Técnicos Especializados

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores de todos os grupos de recrutamento e Técnicos Especializados. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Compreender as especificidades sobre os aspectos sociais e antropológicos do fenómeno migratório de crianças não acompanhadas, os seus perfis e os fatores sociais subjacentes à migração; Compreender as especificidades sobre os aspectos sociais e antropológicos do fenómeno migratório de crianças não acompanhadas, os seus perfis e os fatores sociais subjacentes à migração; Ouvir e trabalhar com os participantes sobre o exercício da empatia: compreender a intervenção e a ação com os jovens, nas suas diferenças entre abordagens de direito ou necessidades, e a relação com o princípio de “não prejudicar”; Promover a consciência sobre a complexidade da comunicação intercultural e adquirir ferramentas para a sua gestão de forma a facilitar as relações interpessoais; Conhecer os princípios de atuação em Saúde Mental e Apoio Psicossocial no contexto de apoio a crianças não acompanhadas e as competências psicossociais básicas em contexto escolar.

Conteúdos

“Crianças em Movimento” – princípios orientadores no trabalho com crianças e jovens não acompanhados; Os direitos da criança - diferenças entre uma abordagem baseada em Necessidades e uma abordagem baseada em Direitos; Visibilidade ao protagonista da própria história: interculturalidade e mediação cultural; Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS).

Metodologias

A formação tem por base uma abordagem participativa e interativa, que estimula a partilha, entre participantes, quer das suas experiências, dúvidas e dificuldades, bem como os recursos e ferramentas que já possuem.

Bibliografia

Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal e Rede Internacional de Saúde Mental e Apoio Psicossocial (2020). Guia de Recursos sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS) durante a Covid-19 Comitê Permanente Interagências (IASC) (2007). Diretrizes do IASC sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias. Tradução de Márcio Gagliato. Genebra: IASC Alliance for Child Protection in Humanitarian Action, Toolkit on Unaccompanied and Separated Children, Inter-agency Working Group on Unaccompanied and Separated Children, November 2016,

Observações

Formador_ Doutor Márcio Gagliato

Dinamizador_ Doutor Márcio Gagliato

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-12-2021 (Terça-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
2 15-12-2021 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 14-12-2021
Fim: 15-12-2021
Acreditação: ACD7-2021/2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Agrupamento de Escolas de Cister - Alcobaça Das 15h às 18h