O papel dos Serviços dos Ecossistemas no desenvolvimento sustentável. Uma perspetiva no contexto das metas curriculares dos ensinos básico e secundário. turma B5/T1
Apresentação
Os ecossistemas naturais estão na base de toda a vida e atividade humana. Os bens e serviços que oferecem são fundamentais para a manutenção do bem-estar e para o desenvolvimento económico e social futuro. Porém, as atividades humanas estão a destruir a biodiversidade e a alterar a sua capacidade para produzir esta vasta gama de bens e serviços. Esta perda de serviços é particularmente alarmante em ecossistemas costeiros e marinhos, uma vez estes constituem 43% do total de serviços fornecidos pela biosfera e têm 66% da sua área afetada por atividades humanas. A perda dos serviços fornecidos pelos ecossistemas implicará a adoção de alternativas dispendiosas, pelo que é necessária uma maior sensibilização dos decisores e do público em geral para o valor económico destes bens e serviços. O conceito de Serviços dos Ecossistemas é, assim, indissociável do conhecimento e compreensão do mundo natural, da influência que este tem em nós e da nossa influência na sustentabilidade desse mesmo mundo natural. Em contexto escolar, a introdução do conceito de Serviços dos Ecossistemas está prevista no programa curricular do 8º ano de escolaridade. Iniciando-se, a preparação para a compreensão desse mesmo conceito muito antes, no pré-escolar, não se esgotando no 3º ciclo de ensino. Uma ação de formação com foco no conceito de Serviços dos Ecossistemas, expondo toda a sua dimensão ambiental, social e económica, advém do seu potencial de permitir a aquisição de uma visão integrada do conceito, o que poderá facilitar a aquisição de conhecimentos e, mais tarde, o planeamento de conteúdos curriculares alternativos.
Destinatários
Professores dos Grupos 230 e 520
Releva
Para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos grupos 230, 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 520.
Objetivos
Esta Ação de Formação pretende sensibilizar e capacitar os professores para a incorporação do conceito de Serviços dos Ecossistemas nos programas educativos das escolas, enquadrando-o nas metas curriculares estabelecidas dos ensinos pré-escolar, básico e secundário. A Ação de Formação será orientada no sentido de fornecer ferramentas aos docentes que lhes permitam ter um papel ativo na capacitação dos jovens para a compreensão do conceito de Serviços dos Ecossistemas, da importância da sustentabilidade ambiental dos ecossistemas, e do seu efeito na estabilidade socioeconómica. Objetivos Gerais • Explorar o conceito de Serviços dos Ecossistemas e a sua relação com o desenvolvimento sustentável; • Adquirir conhecimentos acerca da perspetiva científica de avaliação dos Serviços dos Ecossistemas; • Reconhecer o papel vital dos ecossistemas costeiros e marinhos; • Adquirir ferramentas para planear conteúdos curriculares alternativos em linha com os programas e as metas curriculares do Pré-Escolar, Básico e Secundário; • Adquirir ferramentas para planear atividades que privilegiam uma aprendizagem exploratória e de carácter interdisciplinar.
Conteúdos
Conteúdos Programáticos No “Módulo I. Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Valor dos Ecossistemas” será explorada a experiência pessoal dos formandos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o valor atribuído aos ecossistemas naturais e a importância da diversidade dos seres vivos e suas interações com o meio para o bem-estar humano. I. Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Valor dos Ecossistemas 3 horas 1. Os ODS’s e as práticas do dia-a-dia 2. Diversidade biológica e os Serviços dos Ecossistemas No “Módulo II. Os Serviços dos Ecossistemas numa perspetiva científica” será explorado o conceito de Serviços dos Ecossistemas, a visão científica na sua avaliação e a importância da sua valoração para a tomada de decisões. II. Os Serviços dos Ecossistemas numa perspetiva científica 3 horas 1. Classificação dos Serviços dos Ecossistemas 2. Avaliação e valoração económica No “Módulo III. Ecossistemas em Equilíbrio ou em Perigo?” serão explorados, através da apresentação de casos de estudo em ambientes aquáticos, os impactes ambientais e sociais nos serviços dos ecossistemas em resultado de pressões naturais e antrópicas. III. Ecossistemas em Equilíbrio ou em Perigo? 3 horas 1. Pressões, Impactes Ambientais e Consequências para os bens e serviços 2. Casos de Estudo em ambientes aquáticos No “Módulo IV. Proteção e Sensibilização”, serão apresentados exemplos de conservação dos ecossistemas, por meio de casos de estudo em sistemas aquáticos, e explorada a retórica de proteção dos ecossistemas como meio de salvaguardar os bens e serviços por eles fornecidos e essenciais ao bem-estar humano. IV. Proteção e Sensibilização 3 horas 1. Exemplos de sucesso e insucesso em processos de conservação dos ecossistemas 2. Sensibilização para a conservação dos SE: a retórica institucional e os valores individuais
Metodologias
A ação decorre em regime presencial, ou online em regime síncrono, perfazendo um total de 12 horas, consistindo em sessões teóricas e de reflexão em grupo para apresentação dos conceitos teóricos; sessões teórico-práticas, em grande e pequeno grupo, de exploração e seleção de estratégias e instrumentos apropriados ao desenvolvimento dos conteúdos da formação e reflexão sobre a sua utilização em contexto de sala de aula; trabalho prático de planificação de atividades com aplicação dos pressupostos pedagógicos e mobilização dos conhecimentos adquiridos em formação.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
Modelo
O sistema de avaliação dos formandos contempla uma avaliação contínua, uma avaliação no final de cada módulo e uma avaliação no final do curso. • A avaliação contínua incide no desempenho e no interesse demonstrado pelo formando nos trabalhos desenvolvidos (auto-avaliação e avaliação pelo formador); • A avaliação no final do curso compreende uma sessão final de avaliação, bem como uma reflexão individual.
Bibliografia
Levrel, H., Cabral, P., Marcone, O., Mongruel, R., 2014. The Services Provided by Marine Ecosystems, in: Monaco, A., Prouzet, P. (Eds.) Value and Economy of Marine Resources. John Wiley & Sons, Inc., USA. pp. 1–51. https://doi.org/10.1002/9781119007791.ch1 Halpern, B.S., Frazier, M., Potapenko, J., Casey, K.S., Koenig, K., Longo, C., Lowndes, J.S., Rockwood, R.C., Selig, E.R., Selkoe, K.A.Walbridge, S., 2015. Spatial and temporal changes in cumulative human impacts on the world’s ocean. Nature Communications 6: 7615,1–7. DOI: 10.1038/ncomms8615
Formador
Zara Fani Gonçalves Teixeira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-09-2021 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 17-09-2021 (Sexta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 22-09-2021 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 24-09-2021 (Sexta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Online síncrona |