Cultura, Turismo e Desenvolvimento – A Rede Cátedra UNESCO em Alcobaça turma B15/T1
Apresentação
O conhecimento do Programa de Cátedras UNITWIN / UNESCO promove a cooperação e a partilha interuniversitária internacional, a fim de reforçar as capacidades institucionais através da partilha do conhecimento e do trabalho colaborativo. Através desta rede, instituições de ensino superior e de investigação em todo o mundo canalizam os seus recursos, tanto humanos como materiais, para enfrentar desafios prementes e contribuir para o desenvolvimento das suas sociedades. Frequentemente, as Redes e Cátedras servem como grupos de reflexão e como construtores de pontes entre o mundo académico, a sociedade civil, as comunidades locais, a investigação e a definição de políticas. Ao mesmo tempo que promovem a diversidade cultural, provaram ser úteis para influenciar decisões políticas, introduzir novas ideias no ensino, originar inovação através da investigação e contribuir para o enriquecimento dos programas universitários existentes. Em áreas que sofrem de falta de competências, as Cátedras e Redes tornaram-se polos de excelência e inovação a nível regional ou sub-regional, além de contribuírem para o reforço da cooperação Norte-Sul-Sul.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Refletir sobre o património e a sua gestão pós-pandemia COVID 19; Contruir pontes entre o mundo académico, a sociedade civil, as comunidades locais, a investigação e a definição de políticas; Promover a diversidade cultural; Introduzir novas ideias no ensino; Originar inovação através da investigação e contribuir para o enriquecimento dos programas existentes; apoiar e desenvolver a investigação; Melhorar e divulgar o uso de boas práticas e sensibilizar e transmitir conhecimentos sobre as ligações entre o património material e imaterial, nomeadamente realçando a importância do saber-fazer tradicional para a conservação, salvaguarda e valorização do património cultural móvel e imóvel; Fomentar a mobilidade de profissionais e alunos e Partilhar informação.
Conteúdos
Visita guiada ao Mosteiro de Alcobaça; Gestão de equipamentos culturais na era pós-covid; Património UNESCO um livro que também permite ler o território; A UNESCO, o GeoPatrimónio e o Desenvolvimento Sustentável [partilha de conhecimentos científicos de História, História da Arte, Arquitetura; Arqueologia; Geografia; Biodiversidade e Gestão].
Bibliografia
Atkinson , D. et al (Eds.) (2005). Cultural Geography. A critical dictionary of key concepts. London and New YorK: I. B. Taurus. Carvalho, P. & Fernandes, J. (2012). Património cultural e paisagístico. Políticas, intervenções e representações. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. Moore, N. & Whelan, Y. (Eds.) (2007). Heritage, memory and the politics of identity. New perspectives on the cultural landscape. Aldershot: Ashgate. Moynagh, M. (2008). Political tourism and its texts. Toronto: University of Toronto Press. Foley, M. & Lennon, J. (2000); Dark tourism. London: Continuum International Publishing Group Stone, P. & Sharpley, R (2008). Consuming dark-tourism a thanatological perspective. Annals of Tourism Santos, Norberto Santos et al. (2021), Geografia, Turismo e Território: Homenagem à Professora Fernanda Cravidão Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra Monteiro, João Gouveia. (2014), "As bibliotecas e a consolação da leitura". Trabalho apresentado em Congresso Internacional A Biblioteca da Universidade: permanência e metamorfoses, Coimbra.
Anexo(s)
Observações
Consulte https://www.redecultura2027.pt/pt/agenda/rede-da-catedra-unesco-para-a-cultura--ciclo-de-conferencias Horário das 10H às 12H30 e das 14H às 16:30H.
Formador: Professor Doutor Norberto Nuno Pinto dos Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-05-2022 (Segunda-feira) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 30-05-2022 (Segunda-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Presencial |