205

Ferramentas digitais em ambientes de aprendizagem híbridos turma C17/A1

Apresentação

A evolução das tecnologias digitais e de uma consciência de mundialização em rede têm provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional, bem como novos cenários de ensino e de aprendizagem. É, pois, impossível imaginar uma educação “unblended” – e não é se devemos combinar, mas como combinar, o que exige uma reengenharia dos processos de ensino e mudanças culturais, nas instituições e nos atores. Esta é a visão híbrida, uma visão de inovação sustentada, que projeta a realidade de um caminho nem sempre fácil de percorrer. É neste contexto de uma educação blended e híbrida, compreendida quanto à presença (física e digital), quanto às tecnologias (analógicas e digitais), quanto à cultura (pré-digital e digital) e, sobretudo, quanto aos ambientes e espaços (analógicos e digitais), que este texto encontra o seu espaço. O seu principal objetivo é, por um lado, analisar modelos híbridos que permitem articular e combinar diferentes ambientes de aprendizagem e, por outro, apresentar alguns conceitos a ter em consideração na planificação e gestão de atividades de aprendizagem nesses ambientes.

Destinatários

Educadores de Infância, professores do Ensino Básico e Secundário e de Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Com o desenvolvimento desta ACD pretende-se que os docentes acedam e aprofundem conhecimentos acerca das diferentes Plataformas/ Ferramentas/aplicações Digitais e da sua aplicação prática na atividade docente em contexto de Ensino e Aprendizagem à Distância. Tem ainda como objetivo melhorar os circuitos comunicacionais entre todos os intervenientes a diferentes níveis (docentes, alunos, famílias, estruturas de gestão e coordenação). Melhorar as condições e práticas de trabalho colaborativo entre profissionais e estruturas de administração e gestão. Serão escolhidas as ferramentas que melhor se adaptem ao grupo de formandos selecionado, tendo em conta a(s) plataforma(s) LMS adoptadas pelo Agrupamento de Escolas/Escola Não Agrupada de origem. Exploração da ferramenta de criação de apresentações interativas: Mentimeter Exploração da ferramenta de criação de questionários: Quizizz

Conteúdos

- Enquadramento e conceitos associados aos ambientes híbridos de aprendizagem - Recursos digitais em modelos de aprendizagem híbridos: Picker Weel, Wheele of Names, Padlet - Exploração da ferramenta de criação de apresentações interativas: Mentimeter - Exploração das ferramentas de criação de questionários: Kahoot e Quizizz.

Metodologias

A metodologia utilizada consistiu na simulação de exemplos práticos de planos de aula enquadrando modelos de aprendizagem híbridos e respetivos recursos digitais utilizados. Explanação do funcionamento e construção dos REd's utilizados nos planos de aula apresentados.

Avaliação

A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD.

Bibliografia

Moreira & Horta (2020). Educação e Ambientes Híbridos de Aprendizagem. Um Processo de Inovação Sustentada. José António Moreira. Revista UFG. 2020, v.20: e66027. Graham, Borup, Short, Archambault (2019). K-12 Blended Teaching: A Guide to Personalized Learning and Online Integration. Teacher Edition. - v1.1 CC-BY SA.

Formador

Ana Paula das Neves Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-05-2022 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
2 09-05-2022 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
Início: 02-05-2022
Fim: 09-05-2022
Acreditação: ACD11-2021/2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 5 h
Local: Online, nos termos da Carta Circular n.º 5/21, do CCPFC