Ferramentas digitais em ambientes de aprendizagem híbridos turma C17/A1
Apresentação
A evolução das tecnologias digitais e de uma consciência de mundialização em rede têm provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional, bem como novos cenários de ensino e de aprendizagem. É, pois, impossível imaginar uma educação “unblended” – e não é se devemos combinar, mas como combinar, o que exige uma reengenharia dos processos de ensino e mudanças culturais, nas instituições e nos atores. Esta é a visão híbrida, uma visão de inovação sustentada, que projeta a realidade de um caminho nem sempre fácil de percorrer. É neste contexto de uma educação blended e híbrida, compreendida quanto à presença (física e digital), quanto às tecnologias (analógicas e digitais), quanto à cultura (pré-digital e digital) e, sobretudo, quanto aos ambientes e espaços (analógicos e digitais), que este texto encontra o seu espaço. O seu principal objetivo é, por um lado, analisar modelos híbridos que permitem articular e combinar diferentes ambientes de aprendizagem e, por outro, apresentar alguns conceitos a ter em consideração na planificação e gestão de atividades de aprendizagem nesses ambientes.
Destinatários
Educadores de Infância, professores do Ensino Básico e Secundário e de Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Com o desenvolvimento desta ACD pretende-se que os docentes acedam e aprofundem conhecimentos acerca das diferentes Plataformas/ Ferramentas/aplicações Digitais e da sua aplicação prática na atividade docente em contexto de Ensino e Aprendizagem à Distância. Tem ainda como objetivo melhorar os circuitos comunicacionais entre todos os intervenientes a diferentes níveis (docentes, alunos, famílias, estruturas de gestão e coordenação). Melhorar as condições e práticas de trabalho colaborativo entre profissionais e estruturas de administração e gestão. Serão escolhidas as ferramentas que melhor se adaptem ao grupo de formandos selecionado, tendo em conta a(s) plataforma(s) LMS adoptadas pelo Agrupamento de Escolas/Escola Não Agrupada de origem. Exploração da ferramenta de criação de apresentações interativas: Mentimeter Exploração da ferramenta de criação de questionários: Quizizz
Conteúdos
- Enquadramento e conceitos associados aos ambientes híbridos de aprendizagem - Recursos digitais em modelos de aprendizagem híbridos: Picker Weel, Wheele of Names, Padlet - Exploração da ferramenta de criação de apresentações interativas: Mentimeter - Exploração das ferramentas de criação de questionários: Kahoot e Quizizz.
Metodologias
A metodologia utilizada consistiu na simulação de exemplos práticos de planos de aula enquadrando modelos de aprendizagem híbridos e respetivos recursos digitais utilizados. Explanação do funcionamento e construção dos REd's utilizados nos planos de aula apresentados.
Avaliação
A Certificação requer a frequência da totalidade das horas da ACD.
Bibliografia
Moreira & Horta (2020). Educação e Ambientes Híbridos de Aprendizagem. Um Processo de Inovação Sustentada. José António Moreira. Revista UFG. 2020, v.20: e66027. Graham, Borup, Short, Archambault (2019). K-12 Blended Teaching: A Guide to Personalized Learning and Online Integration. Teacher Edition. - v1.1 CC-BY SA.
Formador
Ana Paula das Neves Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-05-2022 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 09-05-2022 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |