Educação Positiva: da ciência à vivência do bem-estar e da paz turma B9/T1
Apresentação
Os preocupantes dados nacionais relativos à saúde mental dos atores escolares elevam a necessidade de desenvolver novas práticas educativas. A Educação Positiva é uma abordagem que combina aprendizagem académica com educação do caráter e bem-estar. Promove virtudes tais como otimismo, resiliência, esperança, propósito de vida, mentalidade de crescimento, comportamentos saudáveis de relação consigo, os outros e o planeta. É baseada na ciência do bem-estar, que se tem afirmado como área cientifica de impacto nacional e internacional. Um currículo escolar que incorpore o bem-estar idealmente prevenirá a depressão, aumentará a satisfação com a vida, incentivará a responsabilidade social, promoverá a criatividade e fomentará a aprendizagem.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Ensino Secundário e Professores de Educação Especial.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Ensino Secundário e Professores de Educação Especial.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
No final do curso os formandos deverão saber: 1.Concretizar estratégias para aumentar o seu bem-estar psicológico e físico, bem como o de alunos e outros atores escolares; 2.Desenvolver estratégias de resposta consciente e mecanismos de atenção sustentada e plena; 3.Utilizar estratégias que facilitem relações intra e interpessoais harmoniosas e pacificadoras; 4.Potenciar e aplicar as forças e virtudes pessoais em prol do bem-comum; 5.Usar as emoções positivas e o propósito de vida como insrumentos para uma vida plena; 7.Desenvolver programas socioeducacionais na área da educação positiva.
Conteúdos
Introdução à Educação Positiva (1 hora) Self positivo (2 horas) Corpo positivo (2 horas) Emoções positivas (2 horas) Mentalidade de crescimento (2 horas) Metas positivas (2 horas) Relações positivas (2 horas) Educação para a paz (2 horas)
Metodologias
As aulas são todas teórico-práticas, sendo a primeira hora teórica e a segunda de experimentação em redor do material pedagógico. As metodologias a utilizar serão expositivas na parte teórica da sessão e dialógicas, reflexivas e práticas na segunda hora. Serão dados exemplos da experiências anteriores de aplicação em escolas nacionais e internacionais. O curso baseia-se num manual que está a ser utilizado em vários países, e também já em Portugal, sendo por isso a formação fundamentada em exercicios já testados.
Avaliação
Os formandos serão avaliados de 1 a 10 de acordo com os critérios de avaliação aprovados pelo conselho de diretores.
Bibliografia
Boniwell, L., & Ryan, L. (2102). Aulas de Bem-Estar Pessoal para os 2º e 3º Ciclos e Secundário. Edição Interviver. Tradução Reca de Sousa, A. Ferreira, C. (2018). Virtudinário: Psicologia Positiva aplicada aos mais pequenos.Lisboa: Pastel de Nata Editores. Marujo, H. A., Neto, L. M., & Perloiro, M. F. (1999). Educar para o Optimismo. Lisboa: Editorial Presença. Marujo, H. A., Neto, L. M. (2002). Optimismo e esperança na educação.Lisboa: Editorial Presença. Neto, L. M. & Marujo, H. A. (2001). Optimismo e inteligência emocional. Guia para educadores e líderes Lisboa: Editorial Presença.
Formador
Helena Águeda Marujo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-03-2022 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-03-2022 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 22-03-2022 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 29-03-2022 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 05-04-2022 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |