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Desenvolvimento digital das Escolas-Plano de Ação turma B1/T0

Apresentação

O Plano de Ação para a Transição Digital, decorrente da Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, preconiza a transformação das escolas como forma de contribuir para a melhoria das aprendizagens dos alunos, alicerçada no desenvolvimento do nível de proficiência digital dos docentes. Pretende, assim, a integração transversal dos recursos digitais nas práticas pedagógicas e profissionais dos docentes. Para tal, cada escola deverá elaborar o seu Plano de Ação para o desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), envolvendo dirigentes, docentes e alunos em todo o processo. Visando o desenvolvimento da proficiência digital das organizações escolares, esta formação tem como finalidade apoiar as escolas na elaboração do seu PADDE, auxiliando-as a pensar e a estruturar a escola, através de mecanismos de diagnóstico que lhes permitam definir metas e objetivos, bem como a implementar e monitorizar o plano de ação definido.

Destinatários

Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Ao abrigo do n.º 5, do art.º 3.º, do Despacho n.º 2053/2021, de 24 /02, 2.ª alteração do Despacho n.º 779/2019, de 8 /01, a presente ação de formação é excecionalmente considerada “como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, independentemente do disposto no n.º 2.”.

Objetivos

Com esta oficina de formação pretende-se ajudar os formandos a: - refletir sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos que, com recurso a ferramentas e a ambientes digitais, promovam a qualidade do processo educativo; - construir um instrumento de diagnóstico, focado no contexto específico das escolas (SELFIE - Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies / Autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz através da promoção da utilização de tecnologias educativas inovadoras); - conceber um PADDE para a organização escolar, com base no diagnóstico Check-In (Ferramenta de Avaliação das Competências Digitais dos Docentes) e SELFIE; - implementar um PADDE, envolvendo os docentes em comunidades de prática, suportadas em trabalho colaborativo e interdisciplinar; - construir instrumentos de suporte ao acompanhamento e monitorização do PADDE; - avaliar e reformular o PADDE em função da adequação dos níveis de implementação e consecução das metas e objetivos definidos; - refletir sobre a utilização crítica do digital em contexto educativo.

Conteúdos

Os conteúdos da ação decorrem da necessidade de capacitar os docentes para a conceção e implentação do PADDE em cada contexto educativo, de acordo com o diagnóstico da proficiência digital da organização escolar: 1. Documentos de enquadramento das políticas educativas (DigCompEdu e DigCompOrg); 2. A competência digital de uma organização educativa e processos de mudança; 3. Utilização pedagógica das tecnologias digitais no apoio à melhoria do ensino, da aprendizagem e da avaliação; 4. Inovação pedagógica nas organizações educativas com o digital; 5. Processos de liderança na era digital e desenvolvimento profissional dos professores; 6. Estratégias de diagnóstico e reflexão das organizações educativas como instrumentos orientadores da tomada de decisão: - Check-In (instrumento de autoreflexão das competências digitais dos docentes); - SELFIE (ferramenta de diagnóstico das práticas pedagógicas e organizativas com o digital nas organizações educativas). 7. Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas: - objetivos e dimensões de intervenção; - metas e ações de concretização; - metodologias de implementação, monitorização e avaliação - técnicas de comunicação. 8. Processo de intervenção/ação, avaliação /monitorização, reflexão e reformulação do PADDE. 9. Estratégias de divulgação do PADDE e dos seus resultados.

Metodologias

Presencial A formação assenta em sessões presenciais e não presenciais, interdependentes, de cariz teórico, prático e de debate plenário, nomeadamente as seguintes: - Apresentações teóricas e/ou de exemplos pelos formadores, acompanhadas de propostas de reflexão em grupos de trabalho; - Realização de trabalhos pelos formandos, individuais e de grupo, e sua discussão plenária; - Análise das situações vivenciadas durante a conceção e implementação dos instrumentos inerentes à construção do PADDE, designadamente a SELFIE; - Definição das etapas de elaboração do PADDE; - Conceção e implementação de instrumentos de diagnóstico; - Definição de estratégias de monitorização e acompanhamento da implentação do PADDE; - Reflexão e partilha dos resultados com vista reformulação e melhoria do PADDE; - Definição de estratégias de divulgação dos resultados. Autónomo As atividades realizadas em regime não presencial supõem supervisão por parte dos formadores, em formato a acordar com cada formando/ grupo de formandos. Destacam-se as seguintes etapas metodológicas: - Conceção e implementação de instrumentos de diagnóstico; - Aplicação dos instrumentos e materiais elaborados aos professores e aos alunos; - Organização e análise de dados; - Aferição dos resultados; - Reflexão e avaliação do impacto nos resultados obtidos.

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Empenho e participação nas sessões; - Trabalhos de grupo; - Trabalho individual escrito.

Bibliografia

Bocconi, S., Kampylis, P., & Punie, Y. (2013). Innovating teaching and learning practices: Key elements for developing Creative Classrooms in Europe. eLearning Papers, Special edition 2013, 8-20. Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdf Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora Kampylis, P., Punie, Y. & Devine, J. (2015); Promoting Effective Digital-Age Learning - A European Framework for DigitallyCompetent Educational Organisations. Disponível: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC98209/jrc98209_r_digcomporg_final.pdf UNESCO. (2011). UNESCO ICT Competency Framework for Teachers. Retrieved 10 July 2015, from http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002134/213475e.pd

Formador

Ana Paula das Neves Santos

Início: 17-03-2021
Fim: 21-07-2021
Acreditação: CCPFC/ACC-111647/21
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Online (Carta circular do CCPFC n.º4/2020)